<b> A vivência como princípio metodológico no filosofar com crianças </b>

Autores/as

  • Sérgio A. Sardi

Resumen

O texto procura questionar o sentido do filosofar com crianças, a partir da vivência do conceito como princípio metodológico. O simples questionamento “Quem sou eu?” já põe em contato direto com o movimento criativo do próprio filosofar. A relação construtiva entre perguntas e respostas na sala de aula pode devolver à linguagem o seu caráter compreensivo de conhecimento mais abrangente. A atitude filosófica exige um aprendizado emocional que se reveste da necessidade de pensar sobre o próprio processo de pensar. As dimensões individual e coletiva do pensar se complementam, para que o diálogo interior alimente o verdadeiro significado do diálogo filosófico. Palavras-chave: vivência, filosofar, crianças.

Cómo citar

Sardi, S. A. (2011). <b> A vivência como princípio metodológico no filosofar com crianças </b>. Educación, 27(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4453

Número

Sección

Dossiê: Filosofia e Ensino