Teoria Histórico-Cultural e intervenções pedagógicas: possibilidades e realizações do bom ensino

Autores

  • Marta Chaves Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá
  • Elieuza Aparecida Lima Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" - Unesp Marília
  • Cyntia Graziella G. Simões Girotto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" - Unesp Marília

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444210

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Intervenções Pedagógicas, Educação Infantil e Ensino Fundamental

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444210

Este texto tem por objetivo refletir e socializar práticas educativas e experiências de formação em serviço realizadas em municípios dos estados do Paraná e São Paulo, como desdobramento de pesquisas, projetos e cursos de extensão. A presente elaboração contempla estudos sobre a organização do ensino e  pauta-se na Teoria Histórico-Cultural, que ampara as intervenções pedagógicas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A Teoria Histórico-Cultural apresenta-se como referencial teórico para uma proposta de atuar em uma perspectiva de humanização e emancipação. Assim, para que os procedimentos didáticos sejam ricos de significado, a comunicação, a afetividade e a escolha de recursos e procedimentos devem figurar como características essenciais no processo de ensino.

Biografia do Autor

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná; professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil da UEM.

 

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação Escolar pela Unesp – Campus de Araraquara, professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá; Vice-Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Instituição e Editora geral da Revista Psicologia em Estudo do Departamento de Psicologia da UEM.

Elieuza Aparecida Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" - Unesp Marília

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília; membro do Grupo de Pesquisa “GP FORME – formação do educador” da Unesp – Campus de Marília.

Cyntia Graziella G. Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" - Unesp Marília

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília, professora do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp – Campus de Marília; líder do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação da Unesp – Campus de Marília

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Publicado

2014-01-14

Como Citar

Chaves, M., Tuleski, S. C., Lima, E. A., & Girotto, C. G. G. S. (2014). Teoria Histórico-Cultural e intervenções pedagógicas: possibilidades e realizações do bom ensino. Educação, 39(1), 129–142. https://doi.org/10.5902/198464444210

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua