<b>“Ampliou aquela visão que a gente tinha de música”: a educação musical na construção da docência de estagiárias da Pedagogia/UFSM</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444076Palabras clave:
Pedagogy, Musical Education, Supervising Training.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198464444076
O presente trabalho focaliza a música no processo de construção da docência de estagiárias do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Como referência para este texto tem-se uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao PPGE/UFSM e ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. O curso de Pedagogia constitui lócus de realização da pesquisa em função do diferencial formativo acerca da educação musical, pois oferta disciplinas obrigatórias de música em sua matriz curricular, além de formação complementar através de oficinas do Programa LEM: Tocar e Cantar. A metodologia definida para a investigação constituiu uma pesquisa participante, a qual foi realizada através de um grupo composto por quatro estagiárias. O texto, inicialmente, apresenta uma discussão sobre a Pedagogia como um curso de formação de professores, direcionando para a formação musical e pedagógico-musical dos pedagogos. Posteriormente, discorre sobre os resultados e análises da referida pesquisa, colocando em pauta duas categorias centrais: “Eu não consigo viver sem música”, a qual trata sobre a música na vida e na formação acadêmico-profissional das estagiárias e “Eu quero poder fazer outras coisas com a música”, discorre sobre a música no estágio supervisionado.
Palavras-chave: Pedagogia, Educação Musical, Estágio Supervisionado.
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