<b> A fotografia como fonte para a História da Educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa</b>

Autores/as

  • Diana Gonçalves Vidal
  • Rachel Duarte Abdala

Palabras clave:

Photography, History of Education, Augusto Malta, Nicolas Alagemovits.

Resumen

O artigo explora as potencialidades da fotografia como fonte para a História da Educação. Analisa a atuação de dois fotógrafos, Augusto Malta e Nicolas Alagemovits, no Rio de Janeiro, durante a reforma educacional realizada por Fernando de Azevedo, entre 1927 e 1930. Sensibiliza-se pelos aspectos formais e de conteúdo das imagens, distinguindo autorias e perscrutando as razões que levaram o educador a constituir duas diferentes referências estéticas para os empreendimentos da reforma.

Palavras-chave: Fotografia. História da Educação. Augusto Malta. Nicolas Alagemovits.

Cómo citar

Vidal, D. G., & Abdala, R. D. (2011). <b> A fotografia como fonte para a História da Educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa</b>. Educación, 30(2), 177–194. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3745

Número

Sección

Dossiê: História da Educação