<b> Pedagogia da Escola Nova e usos do impresso: itinerário de uma investigação</b>

Autores/as

  • Marta Maria Chagas de Carvalho

Palabras clave:

“New School”, Printing, Pedagogy.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a disseminação do chamado "escolanovismo" no Brasil. É examinado o modo pelo qual o impresso funcionou como dispositivo de configuração do campo da pedagogia e de conformação das práticas escolares. Recusando-se automatizar o ideário escolanovista das práticas em que se inscreveu e dos dispositivos que o fizeram circular, a investigação situou-se no domínio de uma história material da circulação do impresso e de suas apropriações.

Palavras-chave: Escola Nova. Impresso. Pedagogia.

Cómo citar

Carvalho, M. M. C. de. (2011). <b> Pedagogia da Escola Nova e usos do impresso: itinerário de uma investigação</b>. Educación, 30(2), 87–104. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3740

Número

Sección

Dossiê: História da Educação