O pensamento da gaia educação e a formação de um outro educador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435865

Palabras clave:

Gaia Educação, formação, Paolo Mottana

Resumen

Disseminar o pensamento da obra Gaia Educação (2015) de Paolo Mottana (Unimib/Itália) através de passagens desta obra, de seus cursos e seminários no ano de 2017, em especial o de gaia educação e a implicação dele na formação de profissionais preocupados com a educação. O objetivo do escrito é trazer à tona inovações no pensamento acerca de uma outra educação possível e a formação de pessoas interessadas em conceitos pedagógicos que complementem os já instituídos. Os procedimentos do estudo são demonstrados através da análise das obras do autor, bem como dos cursos e seminários frequentados durante uma pesquisa realizada com Mottana. A escrita do texto está ancorada no levantamento de dados conceituais focados na busca pelo conceito da gaia educação e espera-se como resultado que seu pensamento seja proliferado em maior escala, engendrando novos cenários educacionais que acolham os procedimentos da formação de um “gaio educador”. Fazendo com que um leque amplo de profissionais da educação tenha como ferramenta didática esse conhecimento e essa formação específica. Com conclusões que projetem um pensar e agir num campo de estratégias de resistência a um ensino que prima à reprodução, a racionalização e a submissão perante aquilo que se é ensinado. Para afirmar a gaia educação se faz necessário afirmar uma mudança de postura ética, estética e política frente aos empecilhos que nos põem em constantes abalos.

Citas

DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Trad. Peter Pál Perbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.

MOTTANA, Paolo. Antipedagogie del piacere: Sade e Fourier e altri erotismi. Milano: Angeli: 2008.

MOTTANA, Paolo. Caro insegnante: Amichevoli suggestioni per godere (l)a scuola. Milano: Angeli, 2007.

MOTTANA, Paolo. Cattivi maestri: La contreoducazione di René Schérer, Raoul Vaneigem, Hakim Bey. Roma: Castelvecchi, 2014.

MOTTANA, Paolo. Eros, Dioniso e altri bambini: Scorribande pedagogiche. Milano: Angeli, 2011.

MOTTANA, Paolo. L’anima e il selvatico: Idee per ‘controeducare’. Bergamo: Moretti e Vitali, 1998.

MOTTANA, Paolo. L’ipergesto: disseminare utopia. Milano: Astoris, 2017.

MOTTANA, Paolo. La gaia educazione. Milano: Mimesis, 2015.

MOTTANA, Paolo. Il mèntore come antimaestro. Bologna: CLUEB, 1996.

MOTTANA, Paolo. Piccolo manuale di controeducazione. Milano: Mimesis ,2012.

Publicado

2020-05-13

Cómo citar

Guarienti, L. B. (2020). O pensamento da gaia educação e a formação de um outro educador. Educación, 45(1), e44/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984644435865