<b>Educação socioambiental, imaginário e Artes Visuais</b>

Autores

  • Graciela René Ormezzano Universidade de Passo Fundo
  • Silviani Teixeira Poma Prefeitura de Marau, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464443499

Palavras-chave:

Socio-environmental education, Imaginary, Visual Arts.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464443499

 

Este artigo surge de uma pesquisa bibliográfica que opta pela cosmovisão estética proposta por Maffesoli e fala do imaginário social como fundamento para o estudo. Ainda faz um breve levantamento de algumas políticas públicas educacionais que favorecem a educação ambiental e a transversalidade e, por fim, discute a relevância das artes visuais no processo de ensino-aprendizagem transdisciplinar realizando uma proposta metodológica que se considera apta a ser desenvolvida nos diversos níveis de ensino formal ou na educação não formal. O modo de execução sugerido está fundamentado no emprego de oficinas como metodologia pedagógica, juntando as artes visuais dos vários campos do saber com os quais pode se relacionar ao tratar o tema da educação socioambiental. A proposta trata da necessidade de se voltar para a experiência inventiva com a finalidade de (re)descobrir a ação de educar e de educar-se sem perder de vista a totalidade. Busca o sentido da vida em sociedade, transformando a percepção humana do Cosmos, respeitando o ambiente natural e a complementaridade das múltiplas culturas.

Palavras-chave: educação socioambiental, imaginário, artes visuais.

Biografia do Autor

Graciela René Ormezzano, Universidade de Passo Fundo

Dra. em Educação - PUCRS

Profa. e pesquisadora do Mestrado em Educação - UPF

Silviani Teixeira Poma, Prefeitura de Marau, RS

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, Especialista em Engenharia Ambiental e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo; Diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Marau - RS.

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Publicado

2013-02-04

Como Citar

Ormezzano, G. R., & Poma, S. T. (2013). <b>Educação socioambiental, imaginário e Artes Visuais</b>. Educação, 38(1), 219–231. https://doi.org/10.5902/198464443499

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua