O Programa Tutoria Educacional (PTE) para a formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433097

Palavras-chave:

Programa de Tutoria Educacional, Público e Privado, Formação Continuada de Professores.

Resumo

Este artigo discute a materialização do Programa Tutoria Educacional (PTE)  para formação continuada de professores da educação básica no munícipio de Manaus (AM). Trata-se da síntese de resultados de pesquisa empírica. Problematizando a implementação do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública de Manaus (PROEMEM) na rede pública municipal de ensino de Manaus, evidenciando a lógica do mercado educacional. Esses movimentos explicam as conjunturas marcadas pelos organismos internacionais no processo de globalização da reforma educacional, desempenhando o papel ideológico de propagadores dos ideais neoliberais. Tem como objetivo analisar a materialidade das políticas neoliberais estabelecida pela implantação do PROEMEM na Secretaria Municipal de Educação. O estudo de caráter crítico apresenta por meio de análise teórica e documental discussão acerca dos princípios que permitem eleger a parceria com o setor privado nas etapas da educação básica do ensino público municipal em Manaus, com a análise centrada nas categorias do público e do privado na educação.

Biografia do Autor

Rudervania da Silva Lima Aranha, Universidade Federal do Amazonas, Coroado I, Manaus

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Amazonas (2007).  Mestrado (2017) em Educação, pela Universidade de Federal do Amazonas. É professora da Secretaria Municipal de Educação com atuação na  Educação de Jovens e Adultos.  Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos temas: Métodos e Técnicas de Estudo e Trabalho Científico, Didática Geral, Legislação do ensino e Educação  Indígena.  Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM, certificado pelo CNPq, O endereço para correspondência é Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE  , Rua Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3.000 – Coroado - CEP 69077-000 Manaus – AM. Email rudervania.aranha@gmail.com  e telefone para contato: 92 99414-9228 e fax: 92 3305-1181 ramal 1785.

Selma Baçal Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Coroado I, Manaus

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo. É professora (Associado 3) da Universidade Federal do Amazonas com atuação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado. Atualmente é Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - FACED-UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos temas: Sociologia do Trabalho; Trabalho e Educação; Qualificação Profissional; Novas Tecnologias, Formação para o Trabalho e Qualificação dos Trabalhadores. Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação, sendo líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM, certificado pelo CNPq, além de desenvolver sua cátedra no nível superior, há mais de 20 anos, nas disciplinas do Campo da Sociologia da Educação e Sociologia do Trabalho. O endereço para correspondência é Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Departamento de Teorias e Métodos, Rua Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3.000 – Coroado - CEP 69077-000 Manaus – AM. Email selmabacal@ufam.edu.br e telefone para contato: 92 99420-8030 e fax: 92 3638-9254.

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Aranha, R. da S. L., & Oliveira, S. B. (2019). O Programa Tutoria Educacional (PTE) para a formação continuada de professores. Educação, 44, e56/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644433097

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Artigo Demanda Contínua