Investigando as pesquisas sobre analogias: o que mostram os anais dos encontros de ensino de ciências?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644432444

Palavras-chave:

Linguagem analógica, Ensino de ciências, Estado da arte

Resumo

A linguagem analógica enquanto instrumento de mediação conceitual em ciências vem sendo explorada por muitos, e consequentemente, alvo de diferentes estudos na tentativa de compreender sua funcionalidade. Assim, a pesquisa buscou quantificar as publicações referentes ao uso de analogias em contextos didáticos mapeando as linhas investigativas nas pesquisas educacionais. Para atingir tais fins, realizou-se uma consulta de anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia – (ENEBio); Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – (ENDIPE) e Encontros Nacionais de Pesquisa e Ensino de Ciências – (ENPEC) no período de 2000-2016. O material identificado foi lido na íntegra e posteriormente analisados. Como resultado, foram identificadas 92 comunicações científicas sobre o tema, distribuídas em 6 linhas de pesquisas: utilização e exploração didática de analogias, analogias em manuais escolares; analogias na prática dos professores de ciências; analogias e as concepções de professores sobre o seu papel no processo de ensino-aprendizagem; analogias e os estudos de revisão; analogias e ensino. As duas primeiras linhas apresentaram o maior número de pesquisas. Concluiu-se que, embora a exploração de analogias na perspectiva do ensino e da aprendizagem em Ciência mantenha os padrões apresentados em estudos anteriores percebe-se um crescimento do escopo teórico acerca do tema, em âmbito nacional nos últimos anos; permitindo delinear novas formas de trabalhar o tema nos mais variados campos do conhecimento científico, requerendo assim, ações que propiciem a discussão e reconhecimento deste recurso com os fenômenos do ensino e da aprendizagem na promoção do ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Francisco Alves Santos, Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI/UECE

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca FACEDI/UECE; Integrante do Grupo de Estudo em Estratégia Didática e Metodologia em Ensino de Ciências (GEEDMEC), coordenado pela professora Isabel Cristina H. Santana. Desenvolve trabalhos referentes ao uso de Analogias e o Ensino de Ciências e Biologia; Formação de Professores; Educação em Sexualidade; Ensino de Botânica e Ecologia. Foi colaborador do projeto Serra Verde vinculado a Faculdade de Educação de Itapipoca no desenvolvimento de atividades de preservação ambiental em ações de extensão universitária. Atualmente sou servidor pertencente ao quadro efetivo da prefeitura de Amontada lotado no setor de Combates as Endemias. Meu perfil no researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Francisco_Santos46; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1525-679X

Isabel Cristina Higino Santana, Universidade Estadual do Ceara - UECE Faculdade de Educação de Itapipoca FACEDI/UECE

Professora Adjunta, classe "J" de Prática de Ensino em Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora de área no Programa PIBID-Bio/FACEDI. Professora do Corpo Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBio-UECE). Bacharel (1996) e Licenciada (2000), em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Ciências Marinhas Tropicais (2005) pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Educação (2014), pela mesma instituição. Experiência atuais na área de Educação - em formação de professores, com ênfase nos temas: Ensino de Ciências, Formação Docente, Ensino de Biologia, Estratégias didáticas e metodológicas. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa 'Química de Produtos Naturais e Materiais' da FACEDI/UECE, na linha de Pesquisa: Ensino de Biologia e Química. Membro da Rede de Pesquisa de Educação em Ciências da UECE (REPENCI)

Referências

ALMEIDA, Hederson Aparecido; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. Analogias e metáforas: um panorama da produção acadêmica da área de Ensino de Ciências. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Atas ... Águas de Lindóia, 2015, p.1-8.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa. [online]. 2001, n.113, p.51-64. ISSN 0100-1574. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003>. Acesso em: 02 de jun. 2017.

BIZZO, Nélio. Mais ciência no ensino fundamental: metodologia de ensino em foco. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. 144p.

BOZELLI, Fernanda Catia; NARDI, Roberto. O uso de analogias e metáforas em aulas de física no ensino superior: algumas considerações. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru. Atas... Bauru, 2005.

BOZELLI, Fernanda Catia; NARDI, Roberto. O uso de analogias e os processos interativos discursivos: possíveis relações. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis, 2009.

CRUZ-HASTENREITER, Roberto Soares da. Das palavras aos quanta: analogias em aulas de física quântica. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Atas ... Águas de Lindóia, 2015, p. 1-8.

CUNHA, Mariana de Carvalho Capistrano. A compreensão de analogias por crianças das primeiras séries do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2, 2007. Cidade. Anais... Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, 2007.

CUNHA, Mariana de Carvalho Capistrano; JUSTI, Rosária da Silva. Analogias sobre nutrição e digestão elaboradas por crianças do ensino fundamental. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007, Florianópolis. Atas... Florianópolis, 2007.

CURTIS, RUTH V; REIGELUTH, CHARLES M. The Use of Analogies in Written Text. Instructional Science, v.13, p.99-117, 1984

DAGHER, Zoubeida R. Z. R. Review of studies on the effectiveness of instructional analogies in Science Education. Science Education. v.79, n. 3, p. 295-312, jun. 1995.

DINIZ, Rafael Henriques Nogueira; SANTOS, Míriam Stassun dos. O Pensamento Analógico como instrumento de aprendizagem: o uso de analogias na robótica educacional. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Atas ... Águas de Lindóia, 2013, p.1-8.

DUARTE, Maria da Conceição. Analogias na educação em ciências: contributos e desafios. Investigações em Ensino de Ciências. v.10, n.1, p.7-29. Disponível:<http://www.if.ufrgs.br/ public/ensino/revista.htm.>. Acesso em 18 fev. 2016.

FERRAZ, Daniela Frigo; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. O uso de analogias como recurso didático por professores de Biologia no Ensino Médio. Revista da ABRAPEC. Belo Horizonte: UFMG. v.1, n.3, p.124-135. 2001.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação e Sociedade [online]. 2002, v.23, n.79, p.257-272. ISSN 0101-7330. Disponível em:<http://dx.doi. org/10.1590/S0101-73302002000300013>. Acesso em 25 mar. 2017.

FERRY, Alexandre da Silva; PAULA, Helder de Figueirêdo e. Mapeamento estrutural de analogias e outras comparações em uma sala de aula de Química. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Atas ... Águas de Lindóia, 2015, p.1-8.

GIL. Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 192p.

GLYNN, Shawn. M. Explaing science concepts: a teaching-with-analogies model. In: GLYNN, Shawn M.; YEANY, Russell H.; BRITTON, Bruce K. The psychology of learning science. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associate, p. 219-240, 1991.

HARRISON, Allan G; TREAGUST, David F. Teaching with Analogies: A Case Study in Grade-10 Optics. Journal of Research in Science Teaching, v. 30, n.10, p.1291-1307, 1993.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 320p.

MEGID NETO, Jorge.; PACHECO, Décio. Pesquisas sobre o ensino de física no Brasil: concepções e tratamentos de problemas em teses e dissertações. In: NARDI, R. (Org.). Pesquisas em ensino de física. 1ed. São Paulo: Escrituras, 1998.

MOZZER, Nilmara Braga; JUSTI, Rosária. “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 15, n.1, p. 123-147. 2015.

NAGEM, Ronaldo Luiz; SOUZA, João Rodolfo Lauton Miranda de. Identificação de analogias em livros de Fisioterapia. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011. Campinas, Atas... Campinas, 2011, p. 1-11.

PEDROSO, Cristiane. As apresentações analógicas em vídeos de divulgação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.

QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello. Professor artista-reflexivos de física no ensino médio. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2000. 350 f.

QUEIROZ, Glória; GUIMARÃES, Luiz Alberto; BOA, Marcelo Cordeiro Fonte. O professor artista-reflexivo de física, a pesquisa em ensino de física e a modelagem analógica. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia – SP. Atas... Atibaia – SP ADE, 2001.

RIVELLI, Helena; LEMGRUBER, Márcio Silveira. Namoro atômico: um estudo de caso sobre a analogia do relacionamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 4., 2012. Goiânia. Anais.... Goiânia: Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, 2012.

SILVA, Leandro Londero da; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. As analogias no ensino de conteúdos conceituais de física. In. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru. Atas... Bauru, 2005b.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências. v.11, n.2, p. 261-282, 2006.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Santos, F. A., & Santana, I. C. H. (2018). Investigando as pesquisas sobre analogias: o que mostram os anais dos encontros de ensino de ciências?. Educação, 43(4), 757–772. https://doi.org/10.5902/1984644432444

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua