<b>Novos regimes de ver, ouvir e sentir afetam a vida escolar</b>

Autores/as

  • Áurea M. Guimarães Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442352

Palabras clave:

Violence, School Community, Power.

Resumen

Este artigo parte da ideia de que todos nós estamos envolvidos com o poder e, por conseguinte, com a violência. Seu objetivo é pensar sobre a forma como a violência afeta todos os membros da comunidade escolar e como estes são capturados por opiniões/representações que acabam bloqueando as “vias de passagem” aos atos violentos. Manifesta ideias que caminham em uma perspectiva diferente das propostas educativas neoliberais. Nesse sentido, desafia alunos e professores a construírem as suas diferenças em espaços criativos nos quais não seja mais necessário “mapear”, “dominar”, “vigiar” e “treinar” condutas.

Palavras-chave: Violência; Comunidade escolar; Poder.

Cómo citar

Guimarães, Áurea M. (2010). <b>Novos regimes de ver, ouvir e sentir afetam a vida escolar</b>. Educación, 35(3), 413–430. https://doi.org/10.5902/198464442352

Número

Sección

Dossiê: Educação, Conflitos e Violências na Escola