A Professora-Heroína no filme Verônica: endereçamento, identificação e conformismo social

Autores

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, Culturas e Artes - Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418995

Palavras-chave:

Verônica – o filme. Professora-Heroína. Endereçamento.

Resumo

Este artigo realiza uma análise do filme Verônica, de 2009, que apresenta uma professora da rede pública do Rio de Janeiro como heroína. A partir da análise crítica do discurso, proposta por Fairclough (2001), e aplicada a filmes neste trabalho, abordam-se as caracterizações da professora e do enredo do filme, com o objetivo de discutir questões relacionadas a estratégias de endereçamento e identificação voltadas a professores-espectadores. Como também de relacionar tais estratégias às práticas sociais do produtor e dos patrocinadores da obra. A partir da análise realizada, observou-se que o conformismo social foi um dos principais valores a ser endereçado/identificado aos/pelos professores-espectadores, tal como a reiteração de práticas negativas relativas à docência. Concluindo-se, ao final, que o heroísmo da professora nada tem a ver com a escola ou a educação.

Biografia do Autor

Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, Culturas e Artes - Universidade do Grande Rio

Professor-Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humannidades, Culturas e Artes. Pós-Doutorando em Comunicação Social - UERJ. Doutor em Educação - UERJ. Cineasta formado pela UFF-RJ. Produtor e Roteirista de filmes de ficção e documentários.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Champangnatte, D. M. de O. (2016). A Professora-Heroína no filme Verônica: endereçamento, identificação e conformismo social. Educação, 41(3), 605–616. https://doi.org/10.5902/1984644418995

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua