O conceito epistemológico de passado para professores de história

Autores/as

  • Rita de Cássia G. Pacheco dos Santos Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418704

Palabras clave:

Passado, Memória, Empatia, Professores de História, Ensino Médio.

Resumen

O texto apresenta parte dos resultados da investigação de doutorado intitulado “A Significância do Passado para Professores de História”.Os sujeitos são dezessete professores de História de dez colégios de Ensino Médio na cidade de Curitiba-PR, atuantes no quadro próprio do Magistério. O objetivo foi identificar como os professores entendem o conceito epistemológico de passado. Apresenta e categoriza as respostas dos professores sobre as ideias de passado em seis grupos: passado estático, passado para criar empatia, passado como memória, passado para memorização, passado exemplar e passado para orientação.O suporte teórico de análise e investigação desenvolvido por Michael Oakeshott (2003) e David Lowenthal (1989, 1998) que fundamentam as análises sobre o conceito de passado. JörnRüsen (2001, 2007a, 2007b) é o autor responsável pelo referencial teórico sobre a Educação Histórica e consciência histórica. Jacques Le Goff (1992) auxiliou a construção da categoria relacionada à memória e a memorização, Peter Lee (2003) e Maria Auxiliadora Schmidt (2010) auxiliaram na elaboração da categoria de empatia com o passado. A categorização apresenta resultados que podem contribuir para a discussão sobre como o professor de História compreende a epistemologia da sua ciência de referência.

Biografía del autor/a

Rita de Cássia G. Pacheco dos Santos, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná

Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação desde 2014, trabalhando as disciplinas "Políticas Públicas em Educação", "Políticas Educacionais para o Livro Didático" e "Prática de Pesquisa LP PPGED" - Políticas.

Publicado

2015-09-24

Cómo citar

Santos, R. de C. G. P. dos. (2015). O conceito epistemológico de passado para professores de história. Educación, 40(3), 545–564. https://doi.org/10.5902/1984644418704

Número

Sección

Dossiê: Educação Histórica e Ensino de História