Educação histórica: percepção de crianças sobre tempo e espaço em imagens da cidade de Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644418703Palabras clave:
Educação histórica, Tempo, Espaço, Aprendizagem histórica.Resumen
Esta pesquisa investiga exercícios produzidos por crianças de 10 anos de idade, que cursam a turma E, do Ciclo II, (5º ano do Ensino Fundamental), da Escola Municipal Prof. Lourenço Ferreira Campos, da cidade de Goiânia. O objetivo foi analisar como essas crianças se relacionam com o passado e como percebem a mudança no tempo e no espaço, a partir de três imagens da cidade de Goiânia em diferentes épocas. Foram selecionadas três fotos, dos anos de 1937, 1942 e 2011, para a realização da tarefa em sala de aula. Considerou que a cidade Goiânia foi planejada e começou a ser construída na década de 1930, e no ano de 1942 ocorreu o batismo cultural com as festividades cívicas promovidas pelo poder público.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________