As práticas discursivas do Banco Mundial: Políticas educacionais na América Latina e no Caribe. The discursive practices of the World Bank: Educational policies in Latin America and the Caribbean.

Autores/as

  • Andréa Villela Mafra da Silva Fundação de Apoio à Escola Técnica/FAETEC Programa de Pós Graduação em Educação/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644418036

Palabras clave:

Banco Mundial. Políticas Educacionais. Trabalho Docente. World Bank. Educational policies. Teaching Work

Resumen

Resumo

 

Neste trabalho, utiliza-se como referencial teórico e metodológico a Análise Crítica do Discurso formulada por Norman Fairclough para caracterizar as práticas discursivas nas quais a publicação mais recente do Banco Mundial se inscreve. Trata-se do livro Professores Excelentes: Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe de autoria de Barbara Bruns, Javier Luque e outros colaboradores. Esta publicação trata do desempenho dos professores da educação básica na América Latina e no Caribe, e como decorrência, busca compartilhar as políticas de formação docente que estão sendo implementadas nesses locais. A conclusão da pesquisa é que os baixos padrões para o ingresso no magistério têm produzido resultados inexpressivos na educação.

Abstract

In this work, it is used as theoretical and methodological reference the Critical Discourse Analysis formulated by Norman Fairclough to characterize the discursive practices in which the most recent World Bank publication falls. This is the book Great Teachers: How to improve student learning in Latin America and the Caribbean authored by Barbara Bruns, Javier Luque and other employees. This publication addresses the basic education teacher performance in Latin America and the Caribbean, and as a result, search share the teacher training policies being implemented at these sites. The conclusion of the research is that low standards for entry into teaching have produced unimpressive results in education.

Biografía del autor/a

Andréa Villela Mafra da Silva, Fundação de Apoio à Escola Técnica/FAETEC Programa de Pós Graduação em Educação/UERJ

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente professora do Ensino Superior da FAETEC no Curso de Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Pesquisadora e Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais/FAETEC/CNPq. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação e Comunicação/UERJ/CNPq.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Silva, A. V. M. da. (2016). As práticas discursivas do Banco Mundial: Políticas educacionais na América Latina e no Caribe. The discursive practices of the World Bank: Educational policies in Latin America and the Caribbean. Educación, 41(3), 731–740. https://doi.org/10.5902/1984644418036

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua

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