Os sinais da educação integral (1960)

Autores/as

  • Edilson de Souza Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417934

Palabras clave:

Escola Classe/Escola Parque (1960), Anísio Teixeira, Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), Darcy Ribeiro.

Resumen

Nesta tentativa de aproximar Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro trilhamos pela temática da educação integral, condição primordial para um projeto de emancipação social. Orientando-nos por uma “política de liberdade”, fizemos com que esses dois intelectuais cruzassem, novamente, um o caminho do outro. Para nós, os resultados foram férteis, porque ao olharmos tanto para a trajetória quanto para seus projetos, conseguimos vislumbrar a possibilidade de uma sociedade autônoma alinhada a um projeto pensado por um, para atender a uma sociedade em pleno processo de crescimento, que ia deixando um lastro de pessoas desatendidas pela escola, e pelo outro, para resgatar o direito social, perdido ao longo da história republicana do pais.

Biografía del autor/a

Edilson de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Edilson de Souza
Assessor do Gabinete do Reitor - UFSM
Doutor em Educação/UERJ
Mestre em Educação/UFSM
Educador Especial
http://lattes.cnpq.br/1226008489210784
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalheest.jsp?est=1226008489210784

Publicado

2016-02-23

Cómo citar

Souza, E. de. (2016). Os sinais da educação integral (1960). Educación, 1(1), 27–40. https://doi.org/10.5902/1984644417934

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua