<b>As questões de gênero no ensino de graduação em administração: o caso de uma universidade privada do Rio Grande do Sul, Brasil</b>
Abstract
Este artigo resulta da pesquisa com os/as docentes do curso de Administração de uma universidade privada brasileira e gaúcha; objetiva identificar perfil e questões ligadas a diversidade de gênero na sala de aula. Através da linguagem não-sexista, apresenta o contexto pós-moderno, revelando o momento das universidades e aspectos inerentes à construção das relações de gênero. Utilizando uma pesquisa quantitativa realizada, apresenta-se o perfil e a percepção dos/as docentes sobre alguns aspectos generificados na relação com alunos/as, como linguagem verbal, escrita, exemplos não-sexistas e características/capacidades de alunos/as. O perfil docente é caracterizado por adultos, com experiência e formação didático/ pedagógica. Os resultados da percepção em relação aos/as discentes apontam características como liderança, raciocínio lógico e abstrato ligadas fortemente aos estereótipos masculinos e características como atenção, colaboração, competitividade e trabalho em grupo estão relacionadas diretamente aos estereótipos femininos. Resumindo, pode-se perceber a importância do docente como educador, modelador e construtor da cidadania.Palavras-chave: Gênero. Docentes. Discentes.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)