<b> A escola e as pedagogias da indústria cultural <b/>
Abstract
O presente artigo propõe analisar as "Pedagogias da Indústria Cultural" e seu impacto no espaço-escolar. Diante de um contexto pós-moderno de colonização mercadológica absoluta as forças vivas envolvem-se na narrativa reificada do capital. Como resultado presenciamos o imobilismo dos corpos e a reprodução do mercado em todas as esferas da vida cotidiana. Pensadores americanos em educação têm contribuído com pesquisas significativas em torno da questão, embora percebamos uma reação ao uso do conceito de "Indústria Cultural" e a formulação de estudos que envolvem apenas mercados específicos. Destarte o capital como narrativa total é negligenciado e o mercado especializado apresenta-se como a face única na colonização do espaço-escolar. A retomada do conceito tem como objetivo provocar dialeticamente os espaços gerais e específicos que comportam a ação do mercado total e, ao mesmo tempo, deslocar o olho pedagógico para as subjetividades que compõe nossas salas de aula e o papel do mercado como agente pedagógico.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)