<b> A Educação Musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores </b>

Authors

  • Graça Mota

Abstract

Este artigo aborda criticamente aspectos relacionados com o papel da Educação Musical no mundo de hoje e com a respectiva formação de professores. Revisita algumas características das práticas musicais nas últimas décadas e propõe um quadro teórico que sustente uma perspectiva de mudança. A produção de autores como Estelle Jorgensen, Maxine Greene, John Dewey, Jürgen Habermas, Paulo Freire, entre outros, são apresentados e discutidos, enquanto se traçam conexões com uma possível prática musical transformadora e um currículo de formação de professores reorganizado. Finalmente, propõe-se, para tal, algumas linhas orientadoras que têm em conta o quadro de referências teórico discutido. Palavras-chave: Educação Musical, Formação de Professores, Mudança.

How to Cite

Mota, G. (2011). <b> A Educação Musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores </b>. Education, 28(2), 11–22. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4150

Issue

Section

Dossier: Music Education