Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil

Graça Mota, Sergio Figueiredo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464444843

 

A formação de professores de música em Portugal e no Brasil é o foco deste texto, que tem por objetivo apresentar aspectos preliminares de um estudo que vem sendo realizado a partir de contextos de ensino superior nos dois países. Com inspiração na metodologia da educação comparada, o presente estudo vem investigando documentos oficiais e currículos  para promover a reflexão comparativa sobre diferentes caminhos oferecidos em Portugal e no Brasil para a preparação de professores de música, com ênfase na educação escolar. A formação de professores de música nos dois países foi pontualmente analisada a partir dos seguintes elementos: contexto educacional em Portugal e no Brasil; preparação musical anterior ao ensino superior e os critérios de ingresso nos cursos de formação de professores de música; elementos curriculares dos cursos formadores; prática docente e perspectivas profissionais. Os resultados preliminares desta análise comparativa demonstram semelhanças e diferenças nos dois contextos: 1) professores de música para a educação escolar são formados em instituições de ensino superior nos dois países, sendo que em Portugal, alem da Licenciatura em Música é exigida a formação em nível de Mestrado Profissionalizante; 2) em ambos os países são realizadas provas específicas de ingresso nas instituições, exigindo conhecimentos musicais prévios; 3) o equilíbrio entre a formação musical e pedagógica é um dos objetivos curriculares; 4) a prática docente é componente enfatizado na formação de professores; 5) em Portugal a motivação para a atuação na escola regular é maior do que no Brasil.


Palavras-chave


Music teacher preparation; Higher education curricula; Teaching practice.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198464444843

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – Publicação contínua

 

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar