<b> Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil </b>

Autores

  • Graça Mota Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal
  • Sergio Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444843

Palavras-chave:

Music teacher preparation, Higher education curricula, Teaching practice.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444843

 

A formação de professores de música em Portugal e no Brasil é o foco deste texto, que tem por objetivo apresentar aspectos preliminares de um estudo que vem sendo realizado a partir de contextos de ensino superior nos dois países. Com inspiração na metodologia da educação comparada, o presente estudo vem investigando documentos oficiais e currículos  para promover a reflexão comparativa sobre diferentes caminhos oferecidos em Portugal e no Brasil para a preparação de professores de música, com ênfase na educação escolar. A formação de professores de música nos dois países foi pontualmente analisada a partir dos seguintes elementos: contexto educacional em Portugal e no Brasil; preparação musical anterior ao ensino superior e os critérios de ingresso nos cursos de formação de professores de música; elementos curriculares dos cursos formadores; prática docente e perspectivas profissionais. Os resultados preliminares desta análise comparativa demonstram semelhanças e diferenças nos dois contextos: 1) professores de música para a educação escolar são formados em instituições de ensino superior nos dois países, sendo que em Portugal, alem da Licenciatura em Música é exigida a formação em nível de Mestrado Profissionalizante; 2) em ambos os países são realizadas provas específicas de ingresso nas instituições, exigindo conhecimentos musicais prévios; 3) o equilíbrio entre a formação musical e pedagógica é um dos objetivos curriculares; 4) a prática docente é componente enfatizado na formação de professores; 5) em Portugal a motivação para a atuação na escola regular é maior do que no Brasil.

Biografia do Autor

Graça Mota, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal

Departamento: Unidade Técnico-Científica de Música

 

Sergio Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, Santa Catarina

Departamento de Música

Centro de Artes da UDESC

 

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

Mota, G., & Figueiredo, S. (2012). <b> Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil </b>. Educação, 37(2), 272–290. https://doi.org/10.5902/198464444843

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua