<b> Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444843Parole chiave:
Music teacher preparation, Higher education curricula, Teaching practice.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/198464444843
A formação de professores de música em Portugal e no Brasil é o foco deste texto, que tem por objetivo apresentar aspectos preliminares de um estudo que vem sendo realizado a partir de contextos de ensino superior nos dois países. Com inspiração na metodologia da educação comparada, o presente estudo vem investigando documentos oficiais e currículos para promover a reflexão comparativa sobre diferentes caminhos oferecidos em Portugal e no Brasil para a preparação de professores de música, com ênfase na educação escolar. A formação de professores de música nos dois países foi pontualmente analisada a partir dos seguintes elementos: contexto educacional em Portugal e no Brasil; preparação musical anterior ao ensino superior e os critérios de ingresso nos cursos de formação de professores de música; elementos curriculares dos cursos formadores; prática docente e perspectivas profissionais. Os resultados preliminares desta análise comparativa demonstram semelhanças e diferenças nos dois contextos: 1) professores de música para a educação escolar são formados em instituições de ensino superior nos dois países, sendo que em Portugal, alem da Licenciatura em Música é exigida a formação em nível de Mestrado Profissionalizante; 2) em ambos os países são realizadas provas específicas de ingresso nas instituições, exigindo conhecimentos musicais prévios; 3) o equilíbrio entre a formação musical e pedagógica é um dos objetivos curriculares; 4) a prática docente é componente enfatizado na formação de professores; 5) em Portugal a motivação para a atuação na escola regular é maior do que no Brasil.
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