Um olhar sobre a educação infância em Cabo Verde

Autores

  • Catarina Fernandes Delgado Universidade de Cabo Verde, Praia, Cabo Verde

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439110

Palavras-chave:

Educação Pré-Escolar, Políticas e Práticas.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender a realidade da educação de infância em Cabo Verde, centrando-se nas políticas e nas práticas. No que tange às técnicas de recolha de dados optamos pela triangulação, usando técnicas qualitativas e quantitativas. O estudo permitiu-nos concluir que em Cabo Verde, a educação de infância teve o seu aparecimento oficial com a publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo em 1990 e que o mesmo aparece como subsistema educativo. Relacionado a prática verificamos há uma cobertura de mais de 70% e existência de vários jardins-de-infância em diversas localidades do país, além de existirem muitas perspetivas que permitem a sua expansão e organização. Por outro lado, verificamos lacunas a nível da formação de profissionais de infância e não só, os que estão formados estão noutro subsistema escolar. Constatamos uma baixa capacitação dos profissionais, ou seja, na sua maioria tem habilitações baixas que não lhes permite ter uma prática fundamentada. A educação pré-escolar carece de normativos claros relativos ao recrutamento do pessoal docente, abertura de jardins-de-infância e dentre outros aspetos.

 

Biografia do Autor

Catarina Fernandes Delgado, Universidade de Cabo Verde, Praia, Cabo Verde

Licenciada em educação de Infancia

Doutoranda Em inovaçao na formação de Professores, analise da prática educativa e TIC

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Delgado, C. F. (2019). Um olhar sobre a educação infância em Cabo Verde. Educação, 44, e96/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644439110

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