Uma nova abordagem da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644437312

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desenvolvimento, Didática.

Resumo

O artigo oferece uma nova abordagem da teoria psicológica e didática concebida no período soviético com o termo “Развивающее обучение” e que tradicionalmente tem sido traduzida no ocidente como “Developmental Teaching”, “Enseñanza desarrollante” ou “Ensino desenvolvimental”. O texto comprova, a partir de fontes originais, em primeiro lugar, que, diferentemente de “teaching”, “enseñanza” e “ensino”, a tradução mais adequada na perspectiva desenvolvimental para o termo russo “обучение” (obutchenie) é aprendizagem. Em segundo lugar, que a questão é muito mais grave porque não se trata apenas de um problema de tradução, mas de compreensão dos fundamentos teóricos e metodológicos da concepção desenvolvimental que tem levado a ignorar que a atividade psíquica, que é o conteúdo dessa concepção, não pode ser ensinada, mas aprendida pelo próprio aluno quando emerge como sujeito em um tipo específico de atividade de estudo que fomenta a aprendizagem desenvolvimental colaborativa e autônoma.  O artigo muda o modo atual de entender os tipos de aprendizagem existentes, a função da Didática, bem como o papel do professor e dos alunos no interior dessa teoria.

Biografia do Autor

Roberto Valdés Puentes, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Professor de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

Puentes, R. V. (2019). Uma nova abordagem da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental. Educação, 44, e48/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644437312

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