<b>O MEDO DA MATEMÁTICA</b>
Abstract
Este trabalho descreve, inicialmente, a classificação do tipo de medo, ou aversão, existente pela Matemática. A seguir apresentamos as causas, que cremos serem, cruciais a manutenção e ao desenvolvimento do referido medo, bem como, indicamos alguns modos de neutralizá-lo, ou exterminá-lo, do meio escolar. No desenvolvimento desse trabalho surgem, pejorativamente, as palavras algebrismo e algebrista, que usamos como adjetivos para indicarmos uma das causas responsáveis pelo surgimento do citado medo e o seu representante dentro e fora do meio escolar. Também, salientamos que o assunto não é algo novo, pois já foi, e ainda é pesquisado por inúmeros educadores. Paralelamente, citamos que esse nefasto sentimento atinge todos os níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior). O texto indica que a culpa do surgimento do medo da Matemática, acima de tudo, pertence à Escola, e sobretudo, aos professores algebrista que o preservam em sua atividade docente, afastando inúmeros estudantes da beleza e do aspecto prático da Matemática. Também, indicamos que o ensino que está sendo criticado, é tanto o que ministramos como o que recebemos. Por último, concluímos que existe pouca beleza, pouco desenvolvimento do raciocínio e uma serventia bastante questionável no ensino da Matemática que está sendo realizado, em alguns estabelecimentos de ensino, acrescentando que esse se encontra numa profunda crise. Acreditamos que as informações apresentadas neste trabalho devam fornecer as pessoas diretamente ligadas ao ensino da Matemática (professores, supervisores escolares, diretores de escola, entre outros) uma valiosa informação e um precioso instrumento, para que em conjunto possamos, na medida do possível, mudarmos o modo com que o ensino dessa Ciência, está sendo praticado em algumas escolas.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)