<b> AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E AS TEORIAS EDUCACIONAIS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS</b>
Abstract
O artigo aborda concepções de infância e as liga com a filosofia da educação. Em um primeiro momento o texto apresenta Descartes e Rousseau como pensadores modernos - eles abriram nossas mentes para a infância. Lembra que Nietzsche e Nabokov falaram de modo diferente sobre a infância. Mas todos falaram de uma "natureza da criança", boa ou má. Nossas histórias sobre a infância começaram a mudar porque o historicismo de Hegel, Collodi e Ariés solicitou uma infância feita pela sociedade e pela história. Ela não é boa nem má. O texto explica que a filosofia da educação seguiu esse modo moderno com Herbart, Dewey e Paulo Freire. Esses pensadores falaram sobre a infância e, mais ou menos, sobre uma "natureza da criança" - mas não radicalizaram essa idéia. Mas toda idéia sobre infância é rompida em uma era pós-moderna. Pós-modernismo diz: não precisamos de uma concepção de infância. Assim, podemos ter uma educação diferente e uma filosofia da educação diferente - sem discriminação. Leis protegem as crianças - isso estava junto com a idéia de "natureza da criança", mas a discriminação veio junto - ela veio com o conceito de infância. O Pós-modernismo diz adeus ao conceito de infância, e advoga que, sem ele, estamos em uma situação melhor.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)