Participação da comunidade na autoavaliação institucional em universidades da Argentina, Brasil e Paraguai: os casos da UFFS, UNE, UNNE e UTFPR

Autores

  • Weslei Trevizan Amâncio Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná https://orcid.org/0000-0002-8923-9434
  • Gustavo Biasoli Alves Professor doutor na Oeste do Paraná, Toledo, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435603

Palavras-chave:

Autoavaliação institucional, Participação, Universidade

Resumo

A avaliação institucional nas universidades, e, dentro desse universo, a autoavaliação e a defesa da participação da comunidade nos processos, vêm se desenvolvendo com maior força nas últimas três décadas, tendo auferido importantes contornos e formas junto às políticas públicas destinadas à educação de nível superior. Neste sentido, analisamos neste artigo a participação da comunidade na autoavaliação institucional realizadas em universidades públicas da Argentina (UNNE), Brasil (UFFS, UTFPR) e Paraguai (UNE). O embasamento teórico se deu por meio de revisão da bibliografia especializada do tema; os recursos metodológicos utilizados são o estudo comparado, a pesquisa documental e a análise de conteúdo, com abordagens quantitativa e qualitativa.  Destacamos a contradição entre os avanços constantes nas teorias, textos das normas e documentos institucionais, que defende e incentiva à participação da comunidade nos processos autoavaliativos institucional nas universidades, e, de forma diversa, o movimento operado pela política neoliberal, especialmente sobre as universidades públicas, uma vez que ao promover o modelo de gestão gerencialista e a concepção de avaliação objetivista em seu ambiente, valoriza a concentração dos espaços de decisão estratégicos e a instrumentalização da participação da comunidade, refletindo no seu enfraquecimento. Traços esses identificados nas análises dos dados e informações dos processos autoavaliativos institucionais, nas quatro universidades pesquisadas. Deste modo, apontamos que há muito a ser reavaliado, refletido e corrigido nos processos autoavaliativos estudados, particularmente no que diz respeito a maior participação da comunidade na sua elaboração, planejamento, execução, ou seja, em seu efetivo envolvimento na construção do todo da ação avaliativa.

Biografia do Autor

Weslei Trevizan Amâncio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná

Assistente Social na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil.

Gustavo Biasoli Alves, Professor doutor na Oeste do Paraná, Toledo, Paraná

Professor doutor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Amâncio, W. T., & Alves, G. B. (2020). Participação da comunidade na autoavaliação institucional em universidades da Argentina, Brasil e Paraguai: os casos da UFFS, UNE, UNNE e UTFPR. Educação, 45(1), e49/ 1–32. https://doi.org/10.5902/1984644435603