<b>Imaginário e literatura infantil – imagens e simbolismos</b>

Autores

  • Iduina Mont’Alverne Chaves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palavras-chave:

Imaginary, Children ́s Literature, Symbols.

Resumo

O texto apresenta uma retrospectiva histórica da literatura no Brasil com desta- ques para o imaginário evocado a partir dos textos literários produzidos desde o século XV até hoje, o qual pode ser, em linhas gerais, assim descrito: a) no século XVI, a imagem paradisíaca/a fascinação do novo; b) no século XVII, o jogo das aparências; c) no século XVIII, a idéia da independência; e (d) no século XIX, a radiografia da alma humana. Em seguida, este artigo destaca os escritores de maior expressão na Literatura Infantil no país, chegando à discussão sobre as experiências desenvolvidas, em escolas brasileiras, com livros de Literatura Infantil. Em síntese, mostra que o texto literário deve ser visto como um encontro entre o leitor e os personagens, que possibilita interpretações e desdobramentos de idéias e sentimentos. Reforça, ainda, a Literatura Infantil como ponte que liga as letras ao sentido, à análise, à interpretação, à realidade, ao sonho, à imaginação.

Palavras-chave: Imaginário. Literatura Infantil. Simbolismos.

Downloads

Como Citar

Chaves, I. M. (2009). <b>Imaginário e literatura infantil – imagens e simbolismos</b>. Educação, 34(3), 513–528. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1612

Edição

Seção

Dossiê: Imaginário e Educação