Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica

Autores

  • Maria da Conceição Passeggi Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte
  • Ecleide Cunico Furlanetto Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo, São Paulo
  • Luciane de Conti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernanbuco
  • Iduina Edite Mont´Alverne Chaves Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Marineide de Oliveira Gomes Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, São Paulo
  • Gilvete Lima Gabriel Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima
  • Simone Maria da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644411345

Palavras-chave:

Narrativas infantis, Escolas de Infância, Pesquisa (auto)biográfica.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644411345

Este trabalho focaliza narrativas de crianças de 04 a 10 anos de idade e investiga como elas dão sentido às experiênciasvividas na escola. A reflexão resulta de um projeto de pesquisa interinstitucional, realizado em escolas de Natal, São Paulo, Recife, Niterói e Boa Vista. Para a recolha das fontes, optou-se por rodas de conversas com grupos de cinco crianças que dialogavam com um pequeno alienígena, em cujo planeta não tinha escolas. Das análises emergem consensos e tensões entre modos de ser criança e modos de ser aluno, que afetam suas relações com o brincar e o aprender; o fazer ou não fazer amigos; ser ou não ser criança. Ao narrar, elas ressignificamsuas experiências e contribuem para a compreensão das escolas da infância como lugar em que a criança se constitui (ou não) como sujeito de direito.

Downloads

Publicado

2014-01-14

Como Citar

Passeggi, M. da C., Furlanetto, E. C., Conti, L. de, Chaves, I. E. M., Gomes, M. de O., Gabriel, G. L., & Rocha, S. M. da. (2014). Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, 39(1), 85–104. https://doi.org/10.5902/1984644411345

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas (Auto)Biográficas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)