A integração das práticas de pesquisa e de ensino e a formação do profissional reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464449266Palavras-chave:
Critical reflexivity, Research and teaching integration, Educator training.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464449266
O estudo aborda areflexividade crítica como elemento mediador da integração entre as práticas depesquisa e de ensino na formação do profissional de educação. Apoiado noparâmetro da pesquisa como princípio educativo associado ao pressuposto que oenvolvimento em atividades de pesquisa favorece o desenvolvimento de racionalidadesque dão suporte a práticas reflexivas que conduzem a aprendizagens maissignificativas e autônomas no ensino, o ensaio se propõe: por um lado, aidentificar um esquema teórico ‘macro’ que possa dar suporte à análise de tiposde conhecimento, e, portanto, de racionalidades que movem a dinâmica da relaçãoteoria-prática na ação educativa; poroutro lado, a encontrar esquemas teórico-práticos ‘micros’ de formação para a reflexividade relacionados à prática em contextos de aprendizagem. O estudo analisa propostas de autores de referência, assim como práticas educativas que dão suporte aos pressupostos enunciados.
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