No ritmo das marés: cartografia de afetos e subjetividades na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488735

Palavras-chave:

Afetos, Encontros, Subjetividades

Resumo

O texto apresenta estudo sobre o sujeito e a expressão de sua subjetividade na sociedade contemporânea, investigando como o diálogo entre o eu interior e o eu social se manifesta nas relações interpessoais. Reconhece-se que as subjetividades atravessam o sujeito e influenciam a qualidade dos encontros afetivos no exercício da docência. O objetivo é fomentar a escuta sensível das subjetividades de professores, propondo reflexões que favoreçam o acesso às suas narrativas e às dimensões constitutivas da identidade docente. O estudo utilizou pesquisa bibliográfica e investigação empírica, com observação da rotina escolar e entrevistas dialogadas com dez professoras da Rede Municipal de Francisco Beltrão/PR. Adotou-se o estudo de caso, com cartografia das afecções para mapear intensidades e sentidos das experiências docentes, e análise textual discursiva (ATD), em suas etapas de unitarização, categorização e comunicação. Esse percurso permitiu identificar singularidades e subjetividades das docentes, evidenciando como as relações sociais no ambiente escolar influenciam e potencializam suas ações pessoais e profissionais, considerando liberdade de expressão, anseios e potências do viver.

Biografia do Autor

Daniela De Maman, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Associada na Unioeste- Campus de Francisco Beltrão/PR. Ingresso em 2002. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Institucional - Aprovado por Comitê de Ética: Subjetividade na contemporaneidade: eu e o eu social (Centro de ciências humanas da Unioeste 2023-2026). registo na Plataforma Brasil – CAAE - 68484023.8.0000.0107. Lider do grupo de Pesquisa GEPSICO ( (Unioeste- Campus de Francisco Beltrão/PR),  membro colaborador do Grupo de Pesquisa GECIBIO (Unioeste- Campus de Cascavel/PR). Acadêmica do 8 perído do Curso de Psicologia da Unipar- Campus de Francisco Beltrão/PR. Doutora  em Educação pela UFPel- 2016. Mestre em Educação pela USM - 2002.

Referências

CHAUÍ, Marilena. A nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa. São Paulo: Companhia das Let, 2006.

DESSEN, Marina Campos; PAZ, Maria das Graças Torres da. Bem-Estar Pessoal nas Organizações: O Impacto de Configurações de Poder e Características de Personalidade. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26 n. 3, pp. 549-556, 2010.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

ESPINOSA [SPINOZA], B. Ética demonstrada à maneira dos geômetras. São Paulo: Martin Claret, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e terra, 1996.

FREYESLEBEN, Alice Fernandes. Temporalidades. In: Revista de História, ed 31, v. 11, n. 3 (Set/Dez), 2019.

MAMAN, Daniela De. O encontro entre docência e esquizoanálise: investimentos desejantes de professoras. Revista Aracê, v. 7, nº 3. Mar, 2025.

MAMAN, Daniela De. -Interações discursivas sobre perfis, mudanças e evoluções conceituais no ensino de ciências. Tese de Doutorado. UFPEL, Pelotas, 2016.

MORAES, R. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva: processo constitutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, São Paulo, v.12, n.1, p. 117-128, abr. 2006.

MORGADO, J.C. O estudo de caso na investigação em educação. Portugal: De fato, 2012.

ROLNIK, S. Subjetividade, ética e cultura nas práticas clínicas. In: Cadernos de Subjetividade, São Paulo, 3(2), 305-317, 1995.

SAGAN, Carl. Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus. Trad. Fernanda Ravagnani. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SAWAIA, Bader B. Afetividade como fenômeno ético-político e lócus de reflexão crítico-epistemológica da psicologia social. São Paulo: Mimeo, 2003.

Downloads

Publicado

2025-09-24

Como Citar

Maman, D. D. (2025). No ritmo das marés: cartografia de afetos e subjetividades na docência. Educação, 50(1), e123/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644488735