No ritmo das marés: cartografia de afetos e subjetividades na docência
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488735Palavras-chave:
Afetos, Encontros, SubjetividadesResumo
O texto apresenta estudo sobre o sujeito e a expressão de sua subjetividade na sociedade contemporânea, investigando como o diálogo entre o eu interior e o eu social se manifesta nas relações interpessoais. Reconhece-se que as subjetividades atravessam o sujeito e influenciam a qualidade dos encontros afetivos no exercício da docência. O objetivo é fomentar a escuta sensível das subjetividades de professores, propondo reflexões que favoreçam o acesso às suas narrativas e às dimensões constitutivas da identidade docente. O estudo utilizou pesquisa bibliográfica e investigação empírica, com observação da rotina escolar e entrevistas dialogadas com dez professoras da Rede Municipal de Francisco Beltrão/PR. Adotou-se o estudo de caso, com cartografia das afecções para mapear intensidades e sentidos das experiências docentes, e análise textual discursiva (ATD), em suas etapas de unitarização, categorização e comunicação. Esse percurso permitiu identificar singularidades e subjetividades das docentes, evidenciando como as relações sociais no ambiente escolar influenciam e potencializam suas ações pessoais e profissionais, considerando liberdade de expressão, anseios e potências do viver.
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