A burocracia da Nova Gestão Pública: o mundo paralelo da prestação de contas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483241

Palavras-chave:

Nova gestão pública, Política pública, Burocracia, Educação superior, Reuni

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a relação entre a Nova Gestão Pública e a burocracia no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), tendo como referência a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A metodologia empregada na pesquisa foi a análise documental e entrevistas semiestruturadas a nove agentes que atuaram no período de implementação do Reuni na Universidade no período de 2007 a 2012. A categoria central de análise foi a performatividade, sendo subdividida em quatro subcategorias: processos reguladores; controle a distância; processos de avaliação; e prestação de contas. Os resultados mostram que as ações tomadas pela UFSCar visando o aumento de sua performatividade, para alcançar os indicadores, internos e externos, à política, tiveram como consequência a intensificação do processo de prestação de contas pela Universidade, reforçando a antiga rigidez e o controle provenientes do modelo burocrático pela criação de um mundo paralelo de prestação de contas frente aos resultados de performatividade exigidos do setor.

Biografia do Autor

Géssica Priscila Ramos, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em educação escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) com pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) com pós-doutorado pela Université de Strasbourg (UNISTRA). Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Ana Paula Silveira, Secretaria Municipal de  Educação de Pitangueiras

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora de Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Pitangueiras (SP).

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

Ramos, G. P., Borges, R. M., Fernandes, M. C. da S. G., Rothen, J. C., & Silveira, A. P. (2024). A burocracia da Nova Gestão Pública: o mundo paralelo da prestação de contas. Educação, 49(1), e75/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644483241