Três décadas de gestão escolar democrática no Brasil: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644473660

Palavras-chave:

Gestão escolar, Democracia, Revisão sistemática

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as principais características da pesquisa sobre gestão escolar democrática no ensino básico do Brasil nas últimas três décadas. Foram analisados 76 artigos, de um universo de 1817 trabalhos sobre gestão escolar democrática publicados entre 1988 e 2022, nas bases Scopus e Web of Science. A análise levou à divisão dos artigos em sete categorias: (1) Impactos do contexto na gestão democrática; (2) Instrumentos da gestão democrática; (3) Oposição entre gestão democrática e gerencialismo; (4) Gestão democrática e suas implicações; (5) Propostas de implementação; (6) Avaliação e gestão democrática; (7) Contribuições de autores clássicos. Os resultados mostram que, apesar da abundância de estudos sobre o tema, há escassez de estudos empíricos que utilizem técnicas de coleta de dados que mostrem como a gestão escolar é, na prática, em vez de como esta deveria ser. A produção acadêmica classificada nessas sete categorias levam à concentração dos trabalhos em torno de dois grandes eixos: um apego aos dispositivos legais, como se as possibilidades de construção de uma gestão democrática se restringissem aos instrumentos legais, tais como projeto político-pedagógico, conselhos escolares e grêmios estudantis; a tensão entre concepções político-ideológicas que pode ser representada pelos binários neoliberalismo e democracia, concepções conservadora e progressista, gerencialismo e gestão participativa. Algumas agendas de pesquisa são propostas como possibilidade de ampliação das temáticas no campo.

Biografia do Autor

Rubens de Araujo Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor e pesquisador do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de Extensão do CnPQ do Programa ALI - Agentes Locais de Inovação. Parecerista de diversos periódicos nacionais

Márcia Juliana D'Angelo, Fucape Business School

Professora Associada na Fucape Business School nas áreas de Estratégia e Organização. Doutora e Mestre em Administração de Empresas (com distinção) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também tem o título de Master in Business Administration (MBA) pela Warwick Business School, Inglaterra. Membro do Corpo Editorial Científico da Brazilian Business Review (BBR) e do Conselho Editorial da Revista Estudos e Pesquisa em Administração (REPAD) da Universidade Federal do Mato Grosso. Revisora de periódicos nacionais e internacionais. 

Referências

ABREU, Eliza de; RAUPP, Fabiano Maury. Modelo de gestão aplicado às escolas do ensino fundamental I da rede pública do município de Garopaba. Diálogo, Canoas, n. 35, p. 73-88, 2017.

ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera Maria Vidal. Implicações do programa dinheiro direto na escola para a gestão da escola pública. Educação & Sociedade, v. 28, n. 98, p. 253-267, 2007.

ALCÂNTARA, Luiz Alberto; BORGES, Valdir; FILIPAK, Sirley Terezinha. Fundamentos da gestão democrática escolar em Paulo Freire. Revista Espacios, v. 39, n. 43, p. 20-28, 2017.

ALVES, Thaís Lopes de Lucena.; BISPO, Marcelo de Souza. Formação de gestores públicos escolares à luz da reflexividade prática. Revista de Administração Pública, v. 56, n. 2, p. 226-247, 2022.

ALTOE, Felipe Fernandes; TEIXEIRA, Aridelmo; NOSSA, Silvania Neris. Management and school culture: bridges to teachers and parental involvement. Revista Gestão & Tecnologia, v. 22, n.2, p. 99-121, 2022.

ALVES, Andréia Vicência Vitor; SOUZA, Alessandra Domingos de. Alfabetização na gestão democrática escolar: alguns apontamentos. Laplage em Revista, v.4, n.2, p.114-122, 2018.

AMARAL, Daniela Patti do. A regulamentação da gestão democrática e a ação do ministério público: desdobramentos no estado do Rio de Janeiro. Revista On Line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 1 (especial), p. 9-30, 2018.

AMORIM, Antônio; MATTA, Alfredo Eurico; FREITAS, Kátia Siqueira de. O retrato holográfico do gestor da escola básica e a necessidade de novas possibilidades gestoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.3, p. 1802-1819, 2017.

ARAÚJO, Abelardo Bento. A legacy of john dewey for school administration: a reading of the work life and education. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 23, n. 2, p. 356-369, 2019.

ARAÚJO, Ulisses F. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. Educação e Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 91-107, 2000.

ARRAES, Meyrivane T. S.; CARVALHO, Roberto Francisco de; SANTOS, Yony. Desvelando contextos e reiterando princípios na/para a gestão escolar no Tocantins em tempos de pandemia. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.64, p. 20-31, 2021.

ASSIS, Bruno Sendra de; MARCONI, Nelson. Efeito das políticas de provimento ao cargo de diretor na gestão escolar. Revista de Administração Pública, v. 55, n. 4, p. 881-922, 2021.

BALL, S. La micropolítica de la escuela. Madrid: Paidós: MEC, 1989.

BARBOSA, Lêda Lira Costa et al. O legado freiriano e a gestão Democrática da escola pública: percorrendo os caminhos do prêmio gestão escolar 2020. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.64, p. 108-117, 2021.

BATISTA, Neusa Chaves. Participação em conselhos escolares: da resistência ao gerencialismo rumo à justiça escolar. Foro de Educación, v. 16, n. 25, p. 207-223, 2018.

BATISTA, Neusa Chaves; PEREYRA, Miguel A. A Gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais: estudo comparado entre Brasil e Espanha. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, n. 2, p. 1-28, 2019.

BERNADO, Elisangela da Silva; BORDE, Amanda Moreira; CERQUEIRA, Leonardo Meirelles. Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 1, p. 31-48, 2018.

BITTENCOURT, Bethânia; AMARAL, Daniela Patti. A gestão democrática no contexto do município de queimados (RJ): a trajetória de eleição para diretores escolares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 25, n. 1, p. 168-187, 2021.

BOFF, Daiane Scopel; ZULIANELO, Iriane. Desafios na gestão escolar: narrativas de diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 25, n. 3, p. 2163-2177, 2021.

BOLDERSTON, Amanda. Writing an effective literature review. Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences, v. 39, n. 2, p. 86-92, 2008.

BONELLI, Francesco et al. A atuação dos burocratas de nível de rua na implementação de políticas públicas no Brasil: uma proposta de análise expandida. Cadernos EBAPE, v. 17 (Edição Especial), p. 800-816, 2019.

BORGES, André. From patronage politics to community deliberation: the experience of democratic school management in Brazil. Public Admintration and Development, v. 27, p. 273–282, 2007.

BORGES, Rosimeire Aparecida Soares; MEDEIROS, Mauriceia Costa Lins; ASSIS, Zania Mara Nunes. Gestão escolar democrática e a atuação na proteção da criança e do adolescente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 25, n. 3, p. 2731-2743, 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/566968/CF88_EC105_livro.pdf>

BRENNER, Carmen Eloísa Berlote; FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico, gestão e as relações interpessoais na escola. Revista Iberoamericana de Educación, v. 82, n. 2, p. 47-63, 2020.

BRITO, Katia Cristina Custódio Ferreira; SILVA, Ângela Noleto. Democracia, participação e gestão educacional: diálogos nos escritos freireanos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 25, n. 3, p. 2713-2732, 2021.

BURGOS, Marcelo Baumann. Escola pública e segmentos populares em um contexto de construção Institucional da democracia. DADOS – Revista de Ciências Sociais, v. 55, n. 4, p. 1015-1054, 2012.

CAETANO, Edson; SILVA, Iorim Rodrigues da. O significado do projeto político pedagógico na construção de ações e relações participativas na educação do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 2, p. 607-631, 2017.

CORREIA, Paulo; SÁ, Susana. Liderança do(a) diretor(a) escolar e a sua relação com o clima organizacional. Humanidades e tecnologia (Finom), v. 28, n. 1, p. 175-209, 2021.

COSTA, Ângelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Silvia. H.; COUTO, Maria Clara de Paula; VON HOHENDORFF, Jean (Orgs.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

CUNLIFFE, Ann L. Very Short, Fairly Interesting & Cheap Books: a very short, fairly interesting and reasonably cheap book about management. London: Sage Publications, 2014.

DOMINGOS, Alberto Bive; PEREIRA, Sueli Menezes. Equality of educational opportunities as democracy assumption and the conflicts in democratic management. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 25, n. 3, p. 2713-2732, 2021.

DRABACH, Neila Pedrotti; MOUSQUER, Maria Elizabete Londero. Dos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidades. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, p. 258-285, 2009.

DRABACH, Nadia Pedrotti; SOUZA, Angelo Ricardo. (2014). Leituras sobre a gestão democrática e o “gerencialismo” na/da educação no Brasil. Revista Pedagógica, v. 16, n. 33, p. 221-248, 2014.

FALCÃO, Nádia Maciel; SILVA, Sara dos Santos. Participação estudantil na gestão escolar do ensino médio: aproximações com a realidade da rede estadual do Amazonas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.13, n. 32, p. 1-19, 2020.

FERNANDES, Sergio Brasil. Participação coletiva na (re)construção do projeto político-pedagógico: Ação indispensável para a afirmação da gestão escolar democrática. Revista Espacios, v. 38, n. 20, p. 19-28, 2017.

FISCHER, Sulivan Desirée et al. Competências do diretor escolar para uma gestão autônoma e democrática em escolas públicas: estudo na educação básica em município catarinense. Diálogo, n. 36, p. 25-39, 2017.

FISCHMAN, Gustavo E.; GANDIN, Luis Armando. The pedagogical and ethical legacy of a ‘‘successful’’ educational reform: The Citizen School Project. International Review of Education, v. 62, p. 63-89, 2016.

FLESSA, Joseph et al. School leadership in Latin America 2000-2016. Educational Management Administration & Leadership, v. 46, n. 2, p. 182-206, 2018.

FONSECA, Marília; FERREIRA, Eliza Bartolozzi; SCAFF, Elisangela Alves da Silva. Planejamento e gestão educacional no Brasil: hegemonia governamental e construção da autonomia local. Educar em Revista, v. 36, p. 1-18, 2020.

FREITAS, Vinicius Ruiz Albino de; PIOVEZAN, Elioenai dos Santos; PORTÉRO, Cristina Schmidt Silva. O grêmio estudantil e os desafios da gestão democrática na escola pública. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.6, p. 448-460, 2020.

GARCIA, Teise. A gestão escolar no contexto da privatização na Educação Básica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 3, p. 1355-1376, 2018.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989.

GIMENES, Pamela Caetano; REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos. O processo eleitoral para escolha de diretores escolares: um estudo na região sul de Mato Grosso do Sul. Perspectivas em Diálogo, v. 7, n. 12 (especial), p. 185-205, 2019.

GOMES, Alexandro; FRANCISCO, Marcos Vinicius. Análise da proposta do ministério público para a mediação de conflitos nas escolas: concepções de gestão democrática e diálogo. Dialogia, n. 32, p. 108-119, 2019.

GONÇALVES, Flávio de Oliveira; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto. Eficiência na provisão de educação pública municipal: uma análise em três estágios dos municípios brasileiros. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 43, p. 271-299, 2013.

GORLI, Mara; NICOLINI, Davide; SCARATTI, Giuseppe. Reflexivity in practice: Tools and conditions for developing organizational authorship. Human Relations, v. 68, n. 8, p. 1347-1375, 2015.

GUEDES, Marilde Queiroz; ROSA, Eliara Marli; lima, Ana Paula Souza do Prado. Gestão escolar: novos desafios e perspectivas frente à pandemia. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.61, p. 131-144, 2021.

HALLINGER, Philip; KOVAČEVIĆ, Jasna. A bibliometric review of research on educational administration: science mapping the literature, 1960 to 2018. Review of Educational Research, v. 89, n. 3, p. 335-36, 2019.

HARDY, Cynthia; CLEGG, Stewart R. Alguns ousam chamá-lo de poder. In: CLEGG, Stewart R., HARDY, Cynthia.; NORD, Walter. (Orgs.). Handbook de estudos organizacionais. São Paulo, SP: Atlas, 1999.

JUNQUILHO, Gelson Silva; ALMEIDA, Roberta Alvarenga de; SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da. (2012). As “artes do fazer” gestão na escola pública: uma proposta de estudo. Cadernos EBAPE, v. 10, n. 2, p. 329-356, 2012.

KHAN, Khalid S. et al. Five steps to conducting a systematic review. Journal of the Royal Society of Medicine, v. 96, n. 3, p. 118-121, 2003.

KNIJNIK, Jorge. To Freire or not to Freire: educational freedom and the populist right-wing ‘Escola sem Partido’ movement in Brazil. British Educational Research Journal, v. 47, n. 2, p. 355-371, 2021.

Korstjens, I., Moser, A. Series: Practical guidance to qualitative research. Part 4: Trustworthiness and publishing. European Journal of General Practice, v. 24, n.1, p. 120-124, 2018.

LEITE, Maria Cecilia Lorea et al. Gestión escolar democrática: una construcción contextualizada en escuelas municipales de la ciudad de Pelotas, RS, Brasil. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 17, n. 52, p. 89-113, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª ed. São Paulo, SP: Hercus Editora, 2018.

LIMA, Emília Freitas; CONTI, Celso Luiz Aparecido; NASCENTE, Renata Maria Moschen. Relações entre currículo e gestão escolar na perspectiva da democracia e da interculturalidade. Educação, v. 46, 2021.

LIMA, Letícia Alencar; MOTA, Vanêssa de Sousa; LEAL, Willany Palhares. Políticas públicas e gestão escolar: equidade na educação básica. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 7, p. 78-87, 2019.

LIMA, Maria de Fátima Magalhães. Seleção de diretores e o sentido da gestão escolar: percepções de diretores sobre o plano de gestão. Educar em Revista, v. 37, e78290, 2021.

LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf>

LÜCK, Heloisa. A gestão participativa na escola. 11ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.

MACHADO, Cristina Magalhães Foletto; DALLA CORTE, Marilene Gabriel. Fortalecimento dos conselhos escolares no cenário da gestão democrática da rede municipal de ensino de Santa Maria - RS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 2, p. 522-538, 2020.

MARQUES, Luciana Rosa. A formação de uma cultura democrática na gestão da escola pública: analisando o discurso dos conselheiros escolares. Educação & Sociedade, v. 33, p. 1175-1194, 2012.

MARTINS, Ângela Maria. O contexto escolar e a dinâmica de órgãos colegiados: uma contribuição ao debate sobre gestão de escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, n. 59, 195-206, 2008.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Formação de gestores na/para educação básica: gestão democrática e diversidade. Laplage em Revista, v. 5, n. Especial, p. 56-70, 2019.

MEDEIROS, Mima de Lima et al. Administração e políticas públicas em educação: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e do EnAPG de 1997 a 2009, Revista de Ciências da Administração, v. 13, n. 30, p. 61-87, 2011.

MÉLO, Márcia Lúcia de; MÉLO, Davi Libânio de; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. A contribuição de um gestor escolar democrático: uma parceria do coordenador pedagógico nos resultados do Ideb. Revista Inclusiones, v. 6, n. especial, p. 171-189, 2019.

MENDONÇA, Erasto Fortes. Escolas cívico-militares: cidadão ou soldadinhos de chumbo? Retratos da Escola, v. 13, n. 27, p. 621-636, 2019.

MENEGAT, Jardelino; SARMENTO, Dirleia Fanfa; RANGEL, Mary. O direito à educação de qualidade e suas decorrências para a gestão escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp.1, p. 105-136, 2018.

MENEZES, Janaína Specht da Silva; BRASIL, Rozineide Souza. Gestão democrática na escola: a participação no contexto da prática de um programa de educação em tempo integral. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 1, p. 137-158, 2018.

MENEZES, Kelly Maria Gomes; NASCIMENTO, Jhessyca Castro. A Gestão Escolar participativa na construção de um projeto sociopedagógico atribuído aos representantes de turma. Conhecimento & Diversidade, v. 13, n. 30, p. 94-115, 2021.

MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; LOPES, Raquel da Silva; FORMIGOSA, Marcos Marques. Os impasses da participação da comunidade no conselho escolar em uma escola do campo no município de Placas/PA. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 7, e10837, 2022.

MOOSA, Imad A. Publish or perish: Perceived benefits versus unintended consequences. Northampton/MA: Edward Elgar, 2018.

MOURA, Jamerson. Sociologia da Educação: o debate agência versus estrutura e a busca pelo lugar das organizações escolares a partir de Norbert Elias. Comunicações, v. 25, n. 1, p. 291-314, 2018.

MOURA, Elton Oliveira de; BISPO, Marcelo Souza. Compreendendo a prática da gestão escolar pela perspectiva da sociomaterialidade. Revista Organizações e Sociedade, v. 28, n. 96, p. 35-163, 2021.

NASCIMENTO, Beatriz Aparecida Barboza; PENITENTE, Luciana Aparecida Araújo; GIROTO, Claudia Regina Mosca. Gestão escolar e educação inclusiva: análise da produção científica na área de Educação Especial. Actualidades Investigativas en Educación, v. 18, n. 3, p. 517-543, 2018.

NETO, Antônio Cabral; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educação & Sociedade, v. 32, p. 745-770, 2011.

NEVES, Danilo Ferreira et al. Governança colaborativa em instituições de ensino: uma quasi-revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 3, p. 21-30, 2019.

MIRANDA, Nonato de Assis et al. Indicadores da qualidade na educação: a opinião dos educadores. Revista Espacios, v. 39, n. 25, p. 6-13, 2018.

OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. As mudanças nas formas de gestão escolar no contexto da nova gestão pública no Brasil e em Portugal. Educar em Revista, v. 35, n. 74, p. 213-232, 2019.

OLIVEIRA, Sidmar da Silva. Gestão escolar democrática: entre o promulgado e a prática. Laplage em Revista, v. 25, n. 3, p. 2147-2162, 2021.

PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. 4ª Ed. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2016.

PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, 763-778, 2010.

PARO, Vitor Henrique. Formação de gestores escolares: A atualidade de José Querino Ribeiro. Educação & Sociedade, v. 30, n. 107, 453-467, 2009.

PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 2, 11-23, 2002.

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz. Gestão escolar na educação básica: construções e estratégias frente aos desafios profissionais. Educação & Realidade, v. 43, n. 4, p. 1301-1320, 2018.

PASSADOR, Cláudia Souza; SALVETTI, Thales Silveira. Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas. Educação & Sociedade, v. 34, n. 123, p. 477-492, 2013.

PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Gestão escolar e democracia: o que nos ensinam os estudos de eficácia escolar. Laplage em Revista, v. 5, n. 2, p.142-156, 2019.

PAZETO, Antônio Elizio; WITTMANN, Lauro Carlos. Gestão da Escola. In: WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes (Orgs.). Políticas e Gestão da Educação (1991-1997). Brasília: MEC/INEP, 2001.

PEREIRA, Rodrigo da Silva; SILVA, Maria Abádia da. Políticas educacionais e concepção de gestão: o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, v. 34, n. 68, p. 137-160, 2018.

PEREIRA, Sueli Menezes. Impasses e perspectivas para a democratização da gestão escolar: os especialistas técnicos em questão. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, p. 244-268, 2012.

PERONI, Vera Maria Vidal. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 212-238, 2018.

POUBEL, Lucas; Junquilho, Gelson Silva. Para além do management. o processo de managing em uma escola pública de ensino fundamental no Brasil. Cadernos Ebape, v. 17, n. 3, p. 539-551, 2019.

RIBEIRO, Márden Pádua; OLIVEIRA, Talita Renata Belintani. Por um conselho escolar efetivamente democrático: uma proposta concreta. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. 2, p. 588-607, 2018.

RODRIGUES, Samantha Couto; ROSSATO, Maristela. Indisciplina e ação democrática na escola: uma revisão sistemática. Psicologia da Educação, n. 53, p. 35-44, 2021.

ROGGERO, Rosemary; KUBO, Gisele Pereira; ALMEIDA, Sandy Weiss. Ser diretor de escola em tempos de pandemia e seu papel gerencialista na escola como agência multifuncional. Revista Olhares, v. 9, n. 2, p. 33-52, 2021.

ROTHER, Edna Terezinha. Systematic literature review x narrative review. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, 2007.

SANDER, Brenno. A pesquisa sobre política e gestão da educação no Brasil: uma leitura introdutória sobre sua construção. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n.3, p. 421-447, 2007.

SANTOS FILHO, Camilo dos. The recent process of decentralization and democratic management of education in Brazil. International Review of Education, v. 39, n. 5, p. 391-403, 1993.

SANTOS, Solange Mary Moreira; CASTRO, Selma Barros Daltro de. Gestão Escolar em Feira de Santana: análise dos textos oficiais. Educação & Realidade, v. 45, n. 1, e92062, 2020.

SANTOS, Wilson da Silva. Historical and sociological reflections for a democratic school management in Brazil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 3, p. 1333-1349, 2020.

SARAIVA, Ana Maria Alves. Gestão na Escola Integrada: entre as novas demandas e as propostas de formação. Acta Scientiarum. Education, v. 44, e55784, 2022.

SILVA, Itamar Mendes da. Autoavaliação e gestão democrática na instituição escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, n. 66, p. 49-64, 2010.

SILVA, Juliana Cristina Oliveira de Castro; CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. Crece: a busca pelo fortalecimento da gestão democrática da escola pública na cidade de São Paulo. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 44, p. 368-378, 2021.

SILVÉRIO, Valter Roberto; OLIVEIRA, Fabiana Luci de. Ensino médio, gestão escolar e equidade racial: caminhos para uma escola diversa e democrática. Laplage em Revista, v. 5, n. especial, p. 98-111, 2019.

SIMIELLI, Lara. Revisão sistemática da literatura brasileira sobre diretores escolares. Cadernos de Pesquisa, v. 52, Artigo e08984, 2022.

SIQUEIRA, Carlos Eduardo Borges; BARTHOLO, Tiago Lisboa (2020). Os impactos da gestão democrática na escola pública: uma revisão sistemática. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 37, 2020.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. A pesquisa em política e gestão da educação no Brasil (1998-2015): atualizando o estado do conhecimento. Educação & Sociedade, v. 40, Artigo e0207654, 2019.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 27, n. 103, p. 271-290, 2019.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Os caminhos da produção científica sobre gestão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 22, n. 1, p. 13-39, 2006.

SOUZA, Sandra Maria Zákia Lian; MARTINS, Ângela Maria. Composição e organização da clientela escolar em escolas municipais brasileiras: o que dizem os diretores. Educar em Revista, v. 34, n. 71, p. 175-190, 2018.

SOUZA, Valdirene Eliane Bailon; MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz; BARRETO, Maria de Lourdes Mattos. O olhar da gestão escolar para além do marco institucional: percepções da gestão escolar sobre a atuação e a participação familiar na escola. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 14, n. 33, e16085, 2021.

VIEIRA, Sofia L.; VIDAL, Eloisa M. Liderança e gestão democrática na educação pública brasileira. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 1, p. 11-25, 2019.

WATSON, Tony J. Organização e trabalho em transição: da lógica “sistêmico-controladora” à lógica “processual-relacional”. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 1, p. 14-23, 2005.

WEINSTEIN, José et al. Una década de investigación empírica sobre el liderazgo educativo en Chile: Una revisión sistemática de los artículos publicados en revistas indexadas (2008-2019). Calidad en la Educación, n. 51, p. 15-52, 2019.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Amaro, R. de A., & D’Angelo, M. J. (2024). Três décadas de gestão escolar democrática no Brasil: revisão sistemática da literatura. Educação, 49(1), e124/1–40. https://doi.org/10.5902/1984644473660