O caráter funcional do abandono do trabalho docente na Educação Física na dinâmica da cultura escolar

Santiago Pich, Pedro Augusto Schaeffer, Lucas Prado de Carvalho

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464447269

 

Este trabalho situa-se no campo de estudos da cultura escolar, focalizando a cultura escolar da Educação Física. O conceito de cultura escolar tem sido uma importante chave de leitura teórico-metodológica para a compreensão internalista do dia-a-dia escolar, possibilitando des-velar suas tramas e estratégias, a partir de focalizar a interação dos atores da instituição escolar. Temos como objetivo compreender o caráter funcional do abandono do trabalho docente da Educação Física para a dinâmica da cultura escolar. Realizamos o trabalho de campo através de pesquisa etnometodológica em uma escola municipal de Curitiba –PR, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o diário de campo e a entrevista biográfica. Observamos aulas de Educação Física das turmas do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Ao final dos estudos, constatamos que o abandono do trabalho docente na Educação Física se torna funcional para a cultura escolar existente, sendo esse abandono sustentado pelos diferentes atores da comunidade escolar (professores, alunos e direção do colégio).


Palavras-chave


School culture, Abandonment of teaching work, Physical Education.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198464447269

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar