O caráter funcional do abandono do trabalho docente na Educação Física na dinâmica da cultura escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464447269Palavras-chave:
School culture, Abandonment of teaching work, Physical Education.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464447269
Este trabalho situa-se no campo de estudos da cultura escolar, focalizando a cultura escolar da Educação Física. O conceito de cultura escolar tem sido uma importante chave de leitura teórico-metodológica para a compreensão internalista do dia-a-dia escolar, possibilitando des-velar suas tramas e estratégias, a partir de focalizar a interação dos atores da instituição escolar. Temos como objetivo compreender o caráter funcional do abandono do trabalho docente da Educação Física para a dinâmica da cultura escolar. Realizamos o trabalho de campo através de pesquisa etnometodológica em uma escola municipal de Curitiba –PR, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o diário de campo e a entrevista biográfica. Observamos aulas de Educação Física das turmas do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Ao final dos estudos, constatamos que o abandono do trabalho docente na Educação Física se torna funcional para a cultura escolar existente, sendo esse abandono sustentado pelos diferentes atores da comunidade escolar (professores, alunos e direção do colégio).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________