Paulo Freire: Um outro paradigma de humano e de infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470037

Palavras-chave:

Infância. Criança. Infância Oprimida. Paradigma Único. Mito Ôntico

Resumo

A Nestas análises, indaga-se: as Outras Infâncias Oprimidas, resistentes às desumanizações como realidade histórica, afirmando-se humanas, não desconstroem o paradigma único hegemônico de humano e de infância? A história da infância não é outra quando são reconhecidas as outras infâncias oprimidas como sujeitos de história? A história da educação, da pedagogia não é obrigada a se redefinir quando outras infâncias oprimidas se afirmam sujeitos de outras pedagogias de oprimidos? São essas as interrogações das infâncias oprimidas que instigam Giorgio Agambem, no seu livro Infância e História; Philippe Ariès, em História Social da Criança e da Família; Del Priore, em História da Criança no Brasil. São também interrogações das outras infâncias oprimidas que instigam Paulo Freire, sobretudo, na Pedagogia do Oprimido. Indagações essas, postas pelas infâncias oprimidas para as políticas educativas, para as teorias pedagógicas e para a invenção das identidades docentes educadoras.

Biografia do Autor

Miguel Gonzales Arroyo, Universidade Federal de Minas Gerais

É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG

Referências

AGAMBEM, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. São Paulo: Zahar, 1981.

ARROYO, Miguel G. Vidas Re-Existentes Repondo sua Outra Humanidade na História. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2022.

ARROYO, Miguel. G. Paulo Freire: Um outro Paradigma Pedagógico? In: CHACON, Daniel. Pedagogia da Resistêokncia. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2021.

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas. 9ª.Ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2019.

ARROYO, Miguel G. Vidas Ameaçadas. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2019.

ARROYO, Miguel G. Descolonizar o Paradigma Colonizador de Infância. In: SANTOS; Soraia (et.al.). Pedagogias Descolonizadoras e Infâncias. Maceió: EDUFAL, 2018.

ARROYO, Miguel G.; VILELLA, Maria dos Anjos; SILVA, Maurício R. Trabalho Infância: Exercícios tensos de ser criança, haverá espaço na agenda pedagógica? Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2015.

ARROYO, Miguel G. O humano é viável? É educável? Revista Pedagógica, Chapecó, v.17, n. 35, mai-ago, 2015.

ARROYO, Miguel G.; SILVA, Maurício R. Corpo Infância. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2013.

DEL PRIORE, Mary. (org.) História da Criança no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GOMES, Nilma L. O Movimento Negro Educado. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2017.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura S.; MENESES, Maria Paula (orgs) Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

SANTOS, Boaventura S.; MENESES, Maria Paula (orgs) Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Arroyo, M. G. (2023). Paulo Freire: Um outro paradigma de humano e de infância. Educação, 48(1), e26/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644470037

Edição

Seção

Seção Especial – Infância Ibero-americana e Políticas Públicas Educacionais: direitos ameaçados e perspectivas futuras