Dois olhares sobre diferença: um ensaio sobre curtas-metragens educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468612

Palavras-chave:

Curtas metragens, Diferença, Reflexões.

Resumo

Trata-se de artigo, derivado de atividade avaliativa, na qual, alunos de curso de licenciatura em pedagogia elaboraram curtas-metragens sobre a temática da diferença. O objetivo é, alimentados por referenciais teóricos da fenomenologia e da filosofia da diferença, realizar suas descrições e apresentar reflexões sobre as concepções de diferença apresentadas em suas criações.  A metodologia de elaboração está baseada numa descrição detalhada dos curtas com o intuito de sua apresentação para os que não realizaram sua expectação. Os passos constituintes deste trabalho foram edificados pela seleção dos curtas, diversas telespectações e suas compreensões e análises. Em termos de resultados, o primeiro curta apresenta série de estímulos sensoriais que envolvem: sons estridentes e/ou graves, o silêncio, a ausência de imagem e/ou sua apresentação de forma embaçada; numa mescla de privação e/ou potencialização de sentidos. O segundo: revela o universo interno de um jovem com autismo, com vivências discriminatórias e outputs, que lhe servem como auxilio na interiorização e/ou vazão ao excesso dos estímulos audiovisuais assimilados por conta de sua condição. O terceiro: (Trans) verso, evidencia imagens de jovens transgêneros que almejam o direito de exercer a diferença.  A guisa de conclusão compreende que as três produções estabelecem relação objetiva em termos de abordagem da diferença expondo-a em cenas desnudantes que sublinham, relativizam, ou simplesmente a descrevem. Assim, suas questões não são colocadas debaixo do tapete, mas expostas com sensibilidade e ao mesmo tempo firmeza.

Biografia do Autor

Vitor Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Fenomenólogo. Doutor em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO(UFES). Pós-doutorado em educação. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (UFES). Coordenador do Grupo de Estudos em Fenomenologia na Educação(Gpefe-UFES). E-mail: vitor.gomes@ufes.br.

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES), Mestre em Educação (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES) na linha de pesquisa "Cultura, currículo e formação de educadores". Possui Licenciatura Plena em Educação Física (Universidade Federal do Espírito Santo/UFES) e Licenciatura em Pedagogia (ISEAT). Atualmente é professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica na UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no Centro de Educação Infantil CRIARTE e professora do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES). Coordenadora do grupo de pesquisa do CNPQ Currículos, culturas juvenis e produção de subjetividades, membro do grupo de pesquisa Cotidiano escolar e currículo da UERJ e membro colegiado do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (NUPEC3)/ UFES.

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

GALLO, Silvio. Imagens do outro na filosofia: o desafio da diferença. Educ. Tem. Dig., Campinas, v.14, n.1, p.160-178, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.

LUNARDI, Márcia Lise. Pedagogia da diversidade: normalizar o outro e familiarizar o estranho. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED: SOCIEDADE E EDUCAÇÃO, 27, 2004, Caxambu. Anais da 27ª Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2004. p. 1-15.

MERLEAU PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

OUTPUT. Direção: Stefano Pinto Rogério et al. In.: 2ª Mostra de curtas metragens do Centro de educação/Ufes. 2016. Produção: Stefano Pinto Rogério. Vitória: Centro de educação/UFES, 2016. 1 DVD, v.1 (18min 52seg), AVI, color.

SENSAÇÕES. Direção: Bárbara Horrana Santos Euzébio et al. In.: 2ª Mostra de curtas metragens do Centro de educação/Ufes. 2016. Produção: Bárbara Horrana Santos Euzébio et al. Vitória: Centro de educação/UFES, 2016. 1 DVD, v.1 (6min 34seg), AVI, color.

(TRANS)VERSO. Direção: Danillo Rocha e Nina Rocha. In.: 2ª Mostra de curtas metragens do Centro de educação/Ufes. 2016. Produção: Nina Rocha. Vitória: Centro de educação/UFES, 2016. 1 DVD, v.1 (6min 34seg), AVI, color.

Downloads

Publicado

2023-10-10

Como Citar

Gomes, V., & Gomes, L. F. R. (2023). Dois olhares sobre diferença: um ensaio sobre curtas-metragens educacionais. Educação, 48(1), e118/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644468612