<b>As questões de gênero no ensino de graduação em administração: o caso de uma universidade privada do Rio Grande do Sul, Brasil</b>

Autores

  • Sonia Mara Thater Romero
  • Ana Lígia Nunes Finamor

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa com os/as docentes do curso de Administração de uma universidade privada brasileira e gaúcha; objetiva identificar perfil e questões ligadas a diversidade de gênero na sala de aula. Através da linguagem não-sexista, apresenta o contexto pós-moderno, revelando o momento das universidades e aspectos inerentes à construção das relações de gênero. Utilizando uma pesquisa quantitativa realizada, apresenta-se o perfil e a percepção dos/as docentes sobre alguns aspectos generificados na relação com alunos/as, como linguagem verbal, escrita, exemplos não-sexistas e características/capacidades de alunos/as. O perfil docente é caracterizado por adultos, com experiência e formação didático/ pedagógica. Os resultados da percepção em relação aos/as discentes apontam características como liderança, raciocínio lógico e abstrato ligadas fortemente aos estereótipos masculinos e características como atenção, colaboração, competitividade e trabalho em grupo estão relacionadas diretamente aos estereótipos femininos. Resumindo, pode-se perceber a importância do docente como educador, modelador e construtor da cidadania.

Palavras-chave: Gênero. Docentes. Discentes.

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Como Citar

Romero, S. M. T., & Finamor, A. L. N. (2007). <b>As questões de gênero no ensino de graduação em administração: o caso de uma universidade privada do Rio Grande do Sul, Brasil</b>. Educação, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/667

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