Automutilação sem ideação suicida de estudantes adolescentes: limites, desafios e possibilidades de ações preventivas para professores no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466662

Palavras-chave:

Automutilação sem ideação suicida (ASIS), Adolescência, Prevenção escolar

Resumo

O predomínio das pesquisas que abordam a automutilação na literatura da área da Saúde desvela a necessidade de estudos da temática também na área da Educação. Assim, este artigo tem como objetivo compreender os desafios, limites e possibilidades dos professores para o manejo da automutilação sem ideação suicida (ASIS) de estudantes adolescentes, com perspectivas de ações preventivas no contexto escolar. Trata-se de revisão teórica baseada em pesquisa exploratória, que utiliza procedimento técnico bibliográfico e documental. Analisa a complexidade da ASIS e destaca a importância de discussões aprofundadas em relação ao manejo do fenômeno por parte dos professores. Reconhece que são muitos os desafios a serem superados pelos docentes, sobretudo no que dizem respeito ao currículo e aos tabus sobre o tema. Os limites são múltiplos, principalmente no que tangem à falta de capacitação para o manejo da automutilação, condições de trabalho, falta de rede de apoio e implementação de políticas públicas. Apresenta como possibilidades a capacitação docente, a prevenção da ASIS no currículo regular como intervenção escolar e o acolhimento empático de todos que fazem a escola acontecer. Conclui que este objeto de estudo se configura como campo fértil e necessário para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Francineide Pereira de Jesus, Federal Institute Baiano

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano. Serrinha- BA, Brasil.

 

Endereço para Correspondência: Av. João Durval Carneiro, 1236 - Bairro Brasília - Feira de Santana-BA, Brasil. Cep.: 44088120

Telefone-77991456128

Juliana Bredemeier, Faculdade Paulista de Serviço Social, São Caetano do Sul, SP, Brasil

Doutora em Psiquiatria (UFRGS). Docente da Pós-Graduação Lato Sensu Intervenção na Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio Instituto Vita Alere; Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul. 

Endereço para Correspondência: Alameda Uananá, 200 - Moema, São Paulo - SP, Brasil. Cep.: 04060-010.

Telefone: 51-991129107

José Cláudio Del Pino, Federal University of Rio Grande do Sul

Pós-Doutor em Ensino de Química. Professor do Programa da Pós-Graduação Stricto Sensu -  Doutorado em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS e Professor-orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química da UFRGS.

 

Endereço para correspondência:Av. Avelino Talini, 171. PPGEnsino_Universitário, Lajeado - RS, Brasil. Cep.: 95914-014

Contato telefônico: 51-998085237

Referências

AGGARWAL, S.; PATTON, G.; REAVLEY, N.; SREENIVASAN, S. A.; BERK, M. Youth self-harm in low- and middle-income countries: Systematic review of the risk and protective factors. The International Jounal of Social Psychiatry, Califórnia, v. 63, n. 4, p. 359–375, 2017. Disponível em: https://journals-sagepub-com.ez316.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/0020764017700175. Acesso em: 15 mai. 2021.

ARAGÃO NETO, C. H. Autolesão sem intenção suicida e sua relação com ideação suicida. Brasília, DF, 2019. 171 p. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37075. Acesso em: 24 jun. 2021.

BERGER, E.; HASKING, P.; MARTIN, G. Adolescents’ perspectives of youth non-suicidal self-injury prevention. Youth & Society, Califórnia, v. 49, n. 1, p. 3-22, 2017. Disponível em: https://journals-sagepub-com.ez316.periodicos.capes.gov.br/ doi/pdf/10.1177/0044118X13520561. Acesso em: 15 mai. 2021.

BOONE, S. D.; BRAUSCH, A. M. Physical activity, exercise motivations, depression, and nonsuicidal self-injury in youth. Suicide & Life-threatening Behavior, [s. l.], v. 46, n. 5, p. 625-633, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary-wiley.ez316.periodicos. capes.gov.br/doi/epdf/10.1111/sltb.12240. Acesso em: 01 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 37-40, republicado em: 21 maio 2013. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=21/05/2013&jornal=1&pagina=37&totalArquivos=176. Acesso em: 12 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Suicídio: saber, agir e prevenir. Boletim Epidemiológico, Brasília, DF, v. 48, n. 30, p. 1-14, 2017. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/ setembro/21/2017-025-Perfil-epidemiologico-das-tentativas-e-obitos-por-suicidio-no-Brasil-e-a-rede-de-atencao-a-saude.pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.819, de 26 de abril de 2019. Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Brasília, DF, 2019a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Lei/L13819.htm. Acesso em: 22 mar. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.968, de 26 de dezembro de 2019. Altera o Código Penal, para modificar o crime de incitação ao suicídio e incluir as condutas de induzir ou instigar a automutilação, bem como a de prestar auxílio a quem a pratique. Brasília, DF, 2019b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13968.htm. Acesso em: 25 jun. 2021.

CHEMIN, B. F. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação. 4. ed. Lajeado, RS: Univates, 2020. E-book. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/315/pdf_315.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.

CROSS, W. F.; SEABURN, D.; GIBBS, D.; SCHMEELK-CONE, K.; WHITE, A. M.; CAINE, E. D. Does practice make perfect? A randomized control trial of behavioral rehearsal on suicide prevention gatekeeper skills. Journal of Primary Prevention, [s. l.], v. 32, p. 195-211, 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3249637/pdf/nihms324090.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

ESPOSITO, C.; BACCHINI, D.; AFFUSO, G. Adolescent non-suicidal self-injury and its relationships with school bullying and peer rejection. Psychiatry Research, [s. l.], v. 274, p. 1-6, abr. 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165178118320924?via%3Dihub. Acesso em: 24 jun. 2021.

EVANS, R.; HURRELL, C. The role of schools in children and young people’s self-harm and suicide: systematic review and meta-ethnography of qualitative research. BMC Public Health, [s. l.], v.16, n. 401, 2016. Disponível em: https://go-gale.ez316.periodicos.capes.gov.br/ps/i.do?p=AONE&u=capes&id=GALE|A452385716&v=2.1&it=r. Acesso em: 02 fev. 2021.

EVANS, R.; PARKER, R.; RUSSELL, A. E.; MATHEWS, F.; FORD, T.; HEWITT, G.; SCOURFIELD, J.; JANSSENS, A. Adolescent self‐harm prevention and intervention in secondary schools: a survey of staff in England and Wales. Child and Adolescent Ment Health, [s. l.], v. 24, ed. 3, p. 230-238, 2019. Disponível em: https://acamh.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/camh.12308. Acesso em: 24 jun. 2021.

GABRIEL, I. M.; COSTA, L. C. R.; CAMPEIZ, A. B.; SALIM, N. R.; SILVA, M. A. I.; CARLOS, D. M. Autolesão não suicida entre adolescentes: significados para profissionais da Educação e da Atenção Básica à Saúde. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, jul. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/QyNHwtKW6hx3Xq9gTKgYKnh/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

GATTI, B. A. Formar professores: velhos problemas e as demandas contemporâneas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, BA, v. 12, n. 20, p. 473-477, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/237/136. Acesso em: 24 jun. 2021.

GLENNON, S. D.; VIOLA, S. B.; BLAKELY, A. O. Increasing school personnel's self‐efficacy, knowledge, and response regarding nonsuicidal self‐injury in youth. Psychology in the Schools, [s. l.], v. 57, n. 1, p.135-151, jan. 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/pits.22300. Acesso em: 04 abr. 2021.

GIUSTI, J. S. Automutilação: características clínicas e comparação com pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. 2013. Tese (Doutorado em Psiquiatria) – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-03102013-113540/publico/JackelineSuzieGiusti.pdf. Acesso em: 17 jan. 2019.

GUERREIRO, D. F.; SAMPAIO, D.; FIGUEIRA, M. L.; MADGE, N. Self-harm in adolescents: a self-report survey in schools from Lisbon, Portugal. Archives of Suicide Research, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 83-99, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13811118.2015.1004480. Acesso em: 16 fev. 2021.

HAMADA, S.; KANEKO, H.; OGURA, M.; YAMAWAKI, A.; MAEZONO, J.; SILLANMÄKI, L.; SOURANDER, A.; HONJO, S. Association between bullying behavior, perceived school safety, and self-cutting: a Japanese population-based school survey. Child and Adolescent Ment Health, [s. l.], v. 23, p. 141-147, 2018. Disponível em: https://acamh.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/camh.12200. Acesso em: 15 jan. 2021.

JESUS, F. P. DE; SONNEVILLE, J. J. O paradigma da complexidade na formação docente contemporânea. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, BA, v. 17, n. 30, p. 59-72, jul./dez. 2008. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/227/126. Acesso em: 24 jun. 2021.

JONES, R. Nine guidelines for counseling suicidal people. Biblical Counseling Coalition, [s. l.], 9 set. 2019. Disponível em: https://www.biblicalcounselingcoalition.org/2019/09/09/nine-guidelines-for-counseling-suicidal-people/. Acesso em: 21 mai. 2021.

LANG, J.; YAO, Y. Prevalence of nonsuicidal self-injury in chinese middle school and high school students, Medicine, [s. l.], v. 97, ed. 42, p. e12916, out. 2018. Disponível em: https://journals.lww.com/md-journal/Fulltext/2018/10190/ Prevalence_of_nonsuicidal_self_injury_in_chinese.87.aspx. Acesso em: 12 fev. 2021.

LATINA, D.; STATTIN, H. Toward a re‐interpretation of self‐harm: A cross‐contextual approach. Aggressive Behavior, [s. l.], v. 42, p. 522-532, nov./dez. 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ab.21647. Acesso em: 12 fev. 2021.

MARIN, S.; HAJIZADEH, M.; SAHEBIHAGH, M. H. Epidemiology and determinants of self-injury among high school students in Iran: a longitudinal study. Psychiatric Quartely, [s. l.], v. 91, p. 1407-1413, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11126-020-09764-z. Acesso em: 07 fev. 2021.

PARKER, R. A small-scale study investigating staff and student perceptions of the barriers to a preventative approach for adolescent self-harm in secondary schools in Wales-a grounded theory model of stigma. Public Health, [s. l.], v.159, p. 8-13, jun. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0033350618301112?via%3Dihub. Acesso em: 10 fev. 2021.

PIERRET, A.; ANDERSON, J. K.; FORD, T. J.; BURN, A. M. Review: Education and training interventions, and support tools for school staff to adequately respond to young people who disclose self-harm - a systematic literature review of effectiveness, feasibility and acceptability. Child and Adolescent Mental Health, [s. l.], dez. 2020. Disponível em: https://acamh.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/camh.12436. Acesso em: 12 fev. 2021.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PISINGER, V. S. C.; HAWTON, K.; TOLSTRUP, J. S. School-and class-level variation in self-harm, suicide ideation and suicide attempts in Danish high schools. Scandinavian Journal of Public Health, [s. l.], v. 47, n. 2, p.146-156, set. 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1403494818799873. Acesso em: 10 fev. 2021.

QUESADA, A. A; ARAGÃO NETO, C. H.; OLIVEIRA, J. M.; GARCIA, M. S. Noções gerais sobre a automutilação. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2020. (Curso Prevenção da Automutilação; fascículo 1). Disponível em: https://cisama.sc.gov.br/assets/uploads/41473-f1-prevencao-da-automutilacao.pdf. Acesso em: 08 abr. 2021.

RASMUSSEN, S.; HAWTON, K.; PHILPOTT-MORGAN, S.; O'CONNOR, R. C. Why do adolescents self-harm? An investigation of motives in a community sample. Crisis: The Journal of Crisis Intervention and Suicide Prevention, [s. l.], v. 37, n. 3, p.176-183, 2016. Disponível em: https://psycnet-apa.ez316.periodicos.capes.gov.br/record/2016-06898-001. Acesso em: 04 fev. 2021.

RAY, B. Meu amigo é suicida. Fortaleza, CE: Peregrino, 2019.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

WASSERMAN, D. Review of health and risk-behaviours, mental health problems and suicidal behaviours in young Europeans on the basis of the results from the EU-funded Saving and Empowering Young Lives in Europe (SEYLE) study. Psychiatria Polska, [s. l.], v. 50, n. 6, p. 1093-1107, dez. 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28211549/. Acesso em: 02 abr. 2021.

WHITLOCK, J. L.; BAETENS, I.; LLOYD-RICHARDSON, E.; HASKING, P.; HAMZA, C.; LEWIS, S.; FRANZ, P.; ROBINSON, K. Helping schools support caregivers of youth who self-injure: Considerations and recommendations. School Psychology International, [s. l.], v. 39, n. 3, p. 312-328, 2018. Disponível em: https://journals-sagepub-com.ez316.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1177/0143034318771415. Acesso em: 20 abr. 2021.

XAVIER, A.; CUNHA, M.; PINTO-GOUVEIA, J. The indirect effect of early experiences on deliberate self-harm in adolescence: mediation by negative emotional states and moderation by daily peer hassles. Journal of Child and Family Studies, [s. l.], v. 25, p.1451-1460, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10826-015-0345-x. Acesso em: 19 abr. 2021.

XAVIER, A.; PINTO-GOUVEIA, J.; CUNHA, M. Non-suicidal self-injury in adolescence: the role of shame, self-criticism and fear of self-compassion. Child Youth Care Forum, [s. l.], v. 45, p. 571-586, 2016. Disponível em: https://self-compassion.org/wp-content/uploads/2016/06/Xavier_etal_2016.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021.

XIN, X.; WANG, Y.; FANG, J. Prevalence and correlates of direct self-injurious behavior among chinese adolescents: findings from a multicenter and multistage survey. Journal of Abnormal Child Psychology, [s. l.], v. 45, p. 815-826, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10802-016-0201-5. Acesso em: 20 fev. 2021.

YU, C.; XIE, Q.; LIN, S.; LIANG, Y.; WANG, G.; NIE, Y.; WANG, J.; LONGOBARDI, C. Cyberbullying victimization and non-suicidal self-injurious behavior among chinese adolescents: school engagement as a mediator and sensation seeking as a moderator. Frontiers in Psychology, [s. l.], v.11, nov. 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2020.572521/full. Acesso em: 02 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Jesus, F. P. de, Bredemeier, J., & Del Pino, J. C. (2023). Automutilação sem ideação suicida de estudantes adolescentes: limites, desafios e possibilidades de ações preventivas para professores no contexto escolar. Educação, 48(1), e46/1–34. https://doi.org/10.5902/1984644466662