Formação de educadores para atuar na educação em valores morais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644464623Palavras-chave:
Psicologia moral, Educação em valores morais, Formação continuada.Resumo
O estudo objetivou proporcionar aos profissionais da educação momentos de reflexão sobre conteúdos teóricos e metodológicos da área da educação em valores morais, bem como acerca de suas concepções, juízos e práticas pedagógicas, que auxiliassem os referidos profissionais a adquirir competências e conhecimentos necessários ao trabalho no campo em pauta. Para tanto, realizou-se um curso de formação com 14 profissionais de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada em Vitória, Espírito Santo, Brasil. Entre os resultados, ressalta-se que os participantes adquiriram maior compreensão sobre o papel da escola na formação moral dos alunos e sobre a elaboração de projetos de educação em valores morais. Ademais, a maioria mencionou que após a formação passou a se sentir preparada para trabalhar com o tema em pauta. Conclui-se que as intervenções com educadores devem abarcar as motivações deles para participar de cursos e para aprender os conteúdos sobre a educação em valores morais.
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