A atuação do pedagogo em empresas e sua contribuição no desenvolvimento integral dos colaboradores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464108

Palavras-chave:

Pedagogia empresarial, Treinamento e desenvolvimento, Universidade corporativa.

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito de outras possibilidades de atuação do profissional pedagogo fora do contexto escolar, tendo como objetivo analisar sua contribuição na formação contínua de colaboradores, especificamente no setor de treinamento e desenvolvimento, na área de recursos humanos. Visto que as empresas passaram a valorizar o capital humano, investindo no desenvolvimento de competências de seus colaboradores, contextualiza-se qual o perfil esperado desse profissional e como sua formação acadêmica pode contribuir para a aprendizagem significativa dos funcionários, visando um equilíbrio entre os objetivos da empresa e as aspirações dos colaboradores. Observa-se que atualmente as empresas esperam uma mudança de comportamento e atitude de seus funcionários e, por essa razão, a pesquisa considerou como o pedagogo pode contribuir para a eficácia desse processo. Articularam-se opiniões que tratam sobre a importância das universidades corporativas no processo de aprimoramento das habilidades e atitudes essenciais para a execução das atividades laborais, além de serem uma possibilidade de expansão da atuação do pedagogo. Também são apontados os principais dilemas referentes à universidade corporativa, tema que resulta pouco explorado pelo meio acadêmico brasileiro e que, contraditoriamente, permanece na ordem do dia.

Biografia do Autor

Rogério Lobo Sáber, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutor em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista CAPES do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), vinculado à Southeast Missouri State University (SEMO, EUA). Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade do Vale do Sapucaí, título obtido com a mais alta distinção (summa cum laude). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Aperfeiçoou-se em História da Filosofia Antiga pela Faculdade Católica de Pouso Alegre. Membro dos grupos de pesquisa: (1) Crimes, Pecados e Monstruosidades - O Mal na Literatura (UFMG), coordenado por Julio Cesar Jeha e Josalba Fabiana dos Santos e; (2) Estudos do Gótico (UERJ), coordenado por Júlio César França Pereira e Luciana Moura Colucci de Camargo. Acadêmico eleito e efetivo da Academia Pouso-Alegrense de Letras (APL) - Cadeira no. 6 - Patrono: Prof. Mário Casasanta. Tem atuado como parecerista ad hoc de periódicos científicos das áreas de Letras e Educação, e é integrante do corpo de pareceristas da revista Studies in Gothic Fiction, publicada pela Cardiff University Press. Professor Auxiliar da Universidade do Vale do Sapucaí, instituição em que também atua como orientador de Trabalhos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. Membro da Comissão Interna de Seleção de Pesquisa (CIS) da Universidade do Vale do Sapucaí. Possui experiência em ensino a distância e representação docente em conselhos universitários e órgãos colegiados. Atua como coordenador do Núcleo de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (Nespe) da Univás. Atuou como coordenador dos cursos de Pedagogia (graduação), Letras (graduação) e Língua Brasileira de Sinais (pós-graduação lato sensu - modalidade EaD). Principais áreas de pesquisa/interesse: Teoria e Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Gótica, Literatura e Filosofia.

Helenice dos Reis Dionísio, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Rafaela da Silva Rosa, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Referências

BALZAN, N. C.; SILVA, M. W. Universidade corporativa: (pré-)tendência do Ensino Superior ou ameaça? Revista de Avaliação da Educação Superior, Campinas, Vol. 12, n. 2, p. 233-256, 2007.

BRITO, L. M. P.; CASTRO, A. B. C. Universidades corporativas: quando o saber construído pela humanidade é substituído pelo conhecimento empresarial. Innovar, Natal, Vol. 29, n. 72, p. 147-162, 2019.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Barueri, SP. Manole, 2014.

CLARO, J. A. C. S.; TORRES, M. O. F. Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos Eletrônica, Santos, Vol. 12, n. 2, p. 207-216, 2012.

DELOITTE. Educação corporativa no Brasil: habilidades para uma nova era do conhecimento. 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/37596258-Educacao-corporativa-no-brasil-habilidades-para-uma-nova-era-do-conhecimento.html. Acesso em: 2 jan. 2020.

LARUCCIA, M. M. Impacto da universidade corporativa nas organizações. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba, Vol. 9, n. 1, p. 146-163, 2011.

MOURA, C. A.: SILVA, R. C. O profissional pedagogo empresarial: análises em torno de sua identidade e atuação na gestão de pessoas. Revista de Ciências Gerenciais, Piauí, Vol. 17, n. 26, p. 57-69, 2013.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO (Brasília). Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.

PAIM, A. B. Pedagogo na empresa: uma contribuição para a formação contínua do trabalhador. 2012. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

PAZETO, A. E. Universidade, formação e mundo do trabalho: superando a visão corporativa. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ. Página Aberta, Rio de Janeiro, Vol. 13, n. 49, p. 487-496, 2005.

RIBEIRO, A. E. A. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

SEVERO, J. L. R. L. Perspectivas curriculares sobre a formação do pedagogo para a educação não escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, 2018.

ZACOUTEGUY, J. A. Universidade corporativa Banco do Brasil – UNIBB: Centro de treinamento ou espaço político-pedagógico de formação humana? 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Downloads

Publicado

2022-09-22

Como Citar

Sáber, R. L., Dionísio, H. dos R., & Rosa, R. da S. (2022). A atuação do pedagogo em empresas e sua contribuição no desenvolvimento integral dos colaboradores. Educação, 47(1), e82/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644464108