Ensino por competência e metodologias ativas: repercussâo na efetivação das aulas remotas adotadas durante a pandemia covid-19.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644461401

Palavras-chave:

distanciamento social, ensino superior, ensino híbrido, educação pós-pandemia, tecnologia de informação e comunicação

Resumo

As aulas remotas se constituíram da estratégia de enfrentamento da pandemia Covid-19 demostrando fragilidades latentes do ensino mundial quanto às desigualdades ao acesso à tecnologia. Partindo da concepção de que algumas instituições já haviam instituído o ensino por competência e metodologias ativas com uso de tecnologia, questionou-se a compatibilidade com os processos intrínsecos às aulas remotas. Foram realizadas análises quali e quantitativas sobre a percepção, argumento e desempenho de 156 estudantes do 1º e 7º períodos do curso de ciências biológicas de uma instituição privada do sul do Brasil submetidos a aulas presenciais em 2018 e 2019 e aulas remotas em 2020. Por meio de questionário online, os estudantes relataram os sentimentos relacionados à pandemia, benefícios e limitações das aulas remotas e avaliaram o aprendizado, a eficiência das metodologias ativas e do ensino por competência. Embora os estudantes tenham demostrado sentimento de tristeza e frustração com o afastamento social identificaram benefícios nas aulas remotas relacionados com a comodidade e mobilidade e limitações como acessibilidade e qualidade da conexão. Contudo, não indicaram limitações metodológicas e impacto negativo no aprendizado, mostrando identificação com a disciplina, receptividade e compreensão das mudanças emergenciais, valorizando a performance dos docentes e o comprometimento pessoal. Conclui-se que as sociedades contemporâneas demandam de instituições, docentes e acadêmicos preparados para um ensino que vise a autonomia e a resiliência diante de questões emergenciais, no qual se entende que o aprendizado pode ser atingido por diferentes trilhas, enaltecendo a construção do conhecimento como competência fundamental.

Biografia do Autor

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel e licenciada em Biologia - PUCPR - Licenciada em arte educação - FAP - mestre e doutor em zoologia - UFPR - pós doutorado em ecologia química UCPR - docente titular curso Ciências Biológicas PUCPR e Programa de Pós-Graduação em Bioética - PUCPR - Coordenadora CEUA - PUCPR

Mariana Grassi Noya, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Agronomia/Produção Vegetal. Professora assistente PUCPR . Fisiologia vegetal, botânica, fitorremediação, telhados verdes urbanos, paisagismo ecológico, agricultura urbana e PANC.

Ana Cristina Seixas Greca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Dra em Ciências da Saúde pela PUCPR. Professora Ajunta III do curso de Ciências Biológicas da PUCPR Biologia Celular e Histologia. 

Coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas

Aline Cadena Von Bahten, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Médica (titulação, vínculo institucional e áreas de interesse) Médica, professora assistente PUCPR. pós-graduação Lato Sensu em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Stricto Senso, Mestrado em Cirurgia pela mesma instituição.

Coordenadora do CREARe PUCPR

Referências

ALVES, Lyn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, Aracajú, v. 8, n. 3, pp. 348-365, jun. 2020.

ARRUDA, Eudício P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, pp. 257-275, maio 2020.

BARBOSA, André M.; VIEGAS, Marco A. S.; BATISTA, Regina L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, pp. 255-280, jun. 2020.

BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-1. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 > Acesso em: 21 jan. 2021.

CARR-CHELLMAN, Ali.; DIXON, Reymond. Review of Reigeluth, CM, & Karnopp, JR (2020). Vision and Action: Reinventing Schools through Personalized Competency-Based Education. TechTrends, Georgia, v. 64, pp. 545–546, mar 2020.

CECÍLIO, Sálua; DE SOUSA, Priscila Perim. Entre senhas e telas: as reconfigurações do trabalho docente. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 2, p. 391-404, jun. 2009

CERICATO, Itale L.;SILVA, Jorge L.B. Educação e formação em tempos e cenários de pandemia. Olhares: Revista do departamento de educação da Unifesp, São Paulo v. 8, n. 2, pp. 3-14, ago 2020.

CRUZ, Dulce Márcia. A construção do professor midiático: o docente comunicador na educação a distância por videoconferência. Cadernos de Educação. Pelotas, v.30, pp. 201-214, jul. 2008.

FISCHER, Marta L.; GRECA, Ana C. S.; GOMES, Carlos J.; MOSER, Ana M. Percepção de carreira e projeto profissional de alunos do curso de Biologia. Estudos de Biologia, Curitiba v. 34, n. 82, pp. 9-21, 2012.

FISCHER, Marta L.; CUNHA, Thiago R.; MOSER, Ana M., & DINIZ, Ana L. F. Metodologias inovadoras no ensino da bioética para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. EDaPECI, Sergipe e Alagoas, v. 18, n. 2, pp. 128-142, 2018.

GRUPO DE LINGUÍSTICA DA INSITE. Processador Linguístico de Corpus. Disponível em: <http://linguistica.insite.com.br/corpus.php> Acesso em: 25 abr. 2020.

HANNEL, Kelly; SILVA Verônica B., FERREIRA-FILHO, Raymundo.; SILVEIRA, Ricardo A. (2005). Estudo de Caso no Curso de Ciência da Computação/UFPEL: Aulas Remotas Utilizando Streaming de Vídeo e Chat como Ferramenta de Comunicação Interativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, pp. 1-8, maio 2005.

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes. Revista docência e cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, pp. 215-224, 2020.

MOURA, Tereza Raquel Augsburger; CRUZ, Dulce Maria. O professor midiático no ensino presencial: uma pesquisa sobre o apoio docente para a virtualização da sala de aula. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 31, pp. 291-306, jul. 2008.

OLIVEIRA-TAVARES, Fernando Gomes. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, Santa Maria, v. 44, p. 4-1-19, jan. 2019.

PUCPR (2020). Creare. Disponível em: <https://www.pucpr.br/professor/suporte-ao-professor/creare/>. Acesso em: 5 out 2020.

ROESLER, Valter; CERON, João M.; ANDRADE, Maycon. Aulas remotas on-line utilizando transmissão de vídeo: estudo de caso na Informática da Unisinos. Anais... Brazilian Symposium on Computers in Education, 2003. pp. 166-175.

ROSA, Roseane T.N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-19! Rev. Cient. Schola Colégio Militar de Santa Maria, Santa Maria, v. 6, n. 1, pp.1-4, jul. 2020.

SANTANA, Camila. Pedagogia do (im) previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação. Debates em Educação, Alagoas, v. 12, n. 28, pp. 42-62, Set. 2020.

SANTOS, Clemilson C et al.. Um relato sobre os desafios das atividades remotas em um curso de graduação presencial diante das medidas de prevenção contra o SARS-CoV-2. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 1, pp. 1-10, maio 2020.

SILVA, E Ellery H.B.; SILVA-NETO, Jerônimo G.; SANTOS, Maltide C. Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, Vitória, v.1, n.4, pp. 29-44, set. 2020.

SOUSA, Marcelo J. Percepções de Qualidade dos Alunos de Aulas Remotas de Pós-graduação: o Estudo em uma IES do Estado do Pará. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. e1061, ago. 2020.

ROMERO-Hall, Enilda, HSIAO, E-Ling. & GAO, Fei. The (Re)adaptability of Research Methodologies in the Instructional Design & Technology Field. TechTrends Georgia, v. 62, pp. 424–426, set. 2018.

VERCELLI, Ligia C.A. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista@ ambiente educação, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 47-60, maio 2020.

XIAO, Chunchen; LI, Yui. Analysis on the Influence of the Epidemic on the Education in China. In: 2020 Anais.. International Conference on Big Data and Informatization Education (ICBDIE), p. 143-147, 2020. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=9150164>. Acesso 5 out 2020.

ZHANG, Jiahui.; WEST, Richard E. Designing Microlearning Instruction for ProfessionalDevelopment Through a Competency Based Approach. TechTrends, Georgia, v. 64, pp. 310-318, maio 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Fischer, M. L., Noya, M. G., Greca, A. C. S., & Bahten, A. C. V. (2022). Ensino por competência e metodologias ativas: repercussâo na efetivação das aulas remotas adotadas durante a pandemia covid-19. Educação, 47(1), e93/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644461401