<b>A indisciplina na instituição escolar: o trabalho com assembleias de classe no desenvolvimento de crianças morais autônomas</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464445062Palavras-chave:
Indiscipline, Class meetings, Basic Education.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464445062
Os problemas de indisciplina e violência nas escolas nas últimas décadas se configuram num dos principais desafios a preocupar educadores em diversos países. A indisciplina é, em parte, produzida pelas relações interpessoais e esta poderá ser superada com a promoção de um trabalho amplo relacionado aos aspectos sociais. No que tange à sala de aula algumas propostas de superação se apresentam: o self-government (autogoverno) e assembleias de classe. O objetivo do presente estudo é evidenciar a importância das assembléias de classe, visando a construção de sujeitos morais autônomos, através de relações de cooperação, reciprocidade e respeito mútuo, com a perspectiva de superação da indisciplina. A partir da descrição de situações vivenciadas no contexto escolar por crianças de sete e oito anos, pertencentes a uma escola de ensino fundamental, situada na periferia de uma cidade do interior paulista, procurou-se evidenciar tal importância por meio da análise do pensamento e do desenvolvimento da moralidade (DELVAL, 2002) deste grupo, envolvendo dilemas reais emergidos da convivência entre professor/aluno e aluno/aluno. A importância da utilização de recursos como as assembléias de sala de aula, fica evidenciada no presente estudo. Portanto, o espaço das assembléias de classe permite experiências conceituais concretas e práticas de democracia na escola, que poderão levar todos os membros da comunidade a vivenciarem um ambiente democrático e respeitoso, contribuindo para a educação e cidadania.
Palavras-chave: indisciplina, assembléias de classe, ensino fundamental.
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