<b> Curandeirismo no século XIX: as escolhas do povo <b/>
Resumo
Ao longo do século XIX, o que chamamos de medicina era somente uma entre diversas outras formas de cura. O curandeirismo, ainda sem o caráter pejorativo que o discurso médico vencedor lhe imputou, abarcava em si um sem número de saberes populares e de agentes de cura, filiados às mais diversas tradições e culturas que tinham seu espaço e sua validade junto aos doentes. Através do estudo de fatos ocorridos no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1845 e 1880, pode-se perceber, de forma clara as maneiras como se davam as relações entre a população, as diversas práticas de cura que lhe eram oferecidas e aqueles que exerciam essas práticas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________