<b> A escola e as pedagogias da indústria cultural <b/>
Resumo
O presente artigo propõe analisar as "Pedagogias da Indústria Cultural" e seu impacto no espaço-escolar. Diante de um contexto pós-moderno de colonização mercadológica absoluta as forças vivas envolvem-se na narrativa reificada do capital. Como resultado presenciamos o imobilismo dos corpos e a reprodução do mercado em todas as esferas da vida cotidiana. Pensadores americanos em educação têm contribuído com pesquisas significativas em torno da questão, embora percebamos uma reação ao uso do conceito de "Indústria Cultural" e a formulação de estudos que envolvem apenas mercados específicos. Destarte o capital como narrativa total é negligenciado e o mercado especializado apresenta-se como a face única na colonização do espaço-escolar. A retomada do conceito tem como objetivo provocar dialeticamente os espaços gerais e específicos que comportam a ação do mercado total e, ao mesmo tempo, deslocar o olho pedagógico para as subjetividades que compõe nossas salas de aula e o papel do mercado como agente pedagógico.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________