Condições de trabalho docente na escola da atualidade: demandas e desafios, na percepção de educadores da rede pública estadual paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447227

Palavras-chave:

Escola do século XXI, Escola pública paulista, Condições de trabalho docente, Desafios da escola na atualidade.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa-mãe “Desafios da escola na atualidade: qual escola para o século XXI? Uma pesquisa com vários atores no estado de São Paulo” – aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2017 (Chamada nº 22/2016 – Pesquisa Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) e desenvolvida pelo grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId) – e tem como foco apontar a análise dos resultados obtidos no eixo Condições de Trabalho Docente, que teve como objetivo identificar a percepção que educadores da rede pública estadual paulista têm das condições de trabalho docente e de como tais condições interferem ou não na realização de seu trabalho. Participaram da pesquisa 5.005 educadores da rede supracitada, cujos dados foram coletados por meio de questionário on-line, viabilizado por uma plataforma digital. A fundamentação teórica que pautou a análise dos dados baseou-se em documentos oficiais da legislação brasileira e em estudos acerca do “trabalho docente” e das “condições de trabalho docente”. Ao se confrontarem os objetivos da análise nesse eixo com os dados obtidos nos questionários, buscou-se compreender os reais desafios da escola, principalmente no que concerne às condições (materiais e imateriais) necessárias para o exercício do trabalho docente. Entende-se que, no Brasil, esse tema não tem recebido atenção suficiente por parte dos governantes, sendo fundamental a construção e a efetivação de políticas públicas que visem à melhoria das condições do trabalho docente e, consequentemente, à aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora e mestra em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-SP. Coordenadora do grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/CNPq), da PUC-SP. Professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e Formação de Formadores, da PUC-SP.

Luciana Andréa Afonso Sigalla, -

Doutora e mestra em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-SP. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/CNPq), da PUC-SP. Professora convidada em cursos de pós-graduação lato sensu.

Simone Pannocchia Tahan, Colégio Parthenon

Mestra em Educação: Formação de Formadores e doutoranda em Educação: Psicologia da Educação, ambos pela PUC-SP. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários, na Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/CNPq), da PUC-SP.

Luzia Angelina Marino Orsolon, -

Mestra em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-SP. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários, na Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/CNPq), da PUC-SP.

Gabriela Argolo, -

Doutora e mestra em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-SP. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/CNPq), da PUC-SP. Professora convidada em cursos de pós-graduação lato sensu.

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Publicado

2022-01-28

Como Citar

Placco, V. M. N. de S., Sigalla, L. A. A., Tahan, S. P., Orsolon, L. A. M., & Argolo, G. (2022). Condições de trabalho docente na escola da atualidade: demandas e desafios, na percepção de educadores da rede pública estadual paulista. Educação, 47(1), e06/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644447227