<b>A formação universitária do professor de música e as políticas educacionais nas reformas curriculares </b>
Resumo
Este artigo analisa as políticas educacionais e as orientações curriculares do curso de Licenciatura em Educação Artística Habilitação em Música. Levantam-se questionamentos acerca da formação dos futuros professores de música apresentando os principais objetivos das reformas educacionais, através de questões relativas à Lei 5.692/71 e à Lei 9.394/96. São algumas reflexões que têm permeado os profissionais da área em um momento de debates políticos educacionais provocados pelas reformas curriculares. Abordam-se temas como a organização do saber, a hierarquia dos conhecimentos, a formação acadêmica e a realidade, a distância entre o conhecimento musical e pedagógico na formação docente, os conhecimentos necessários à formação do educador musical, entre outros. Palavras-chave: professor de música, políticas educacionais, reformas curriculares.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________