O FERESP como novo intelectual coletivo na formulação das políticas para a educação superior brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440290

Palavras-chave:

Ensino Superior privado, FERESP, Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

Este artigo analisa a criação e o papel que vem exercendo o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (FERESP), assim como as ações concretas desta entidade como a grande articuladora dos interesses do setor privado a partir de sua atuação junto aos órgãos deliberativos que propõem os projetos e leis educacionais no Estado Brasileiro como o Ministério da Educação (MEC) e o Parlamento. Buscamos estabelecer relações de identidade entre a agenda do Fórum, construída nos últimos dez anos, e as alterações ocorridas na política para a educação superior. Trata-se de pesquisa de caráter documental e bibliográfica realizada a partir da análise de 11 cartas (2008-2018) deliberativas publicadas pela entidade e que representam, ano a ano, a síntese de suas propostas decorrentes de suas reuniões anuais, além da análise de outros documentos extraídos do seu site oficial publicados pela entidade entre os anos de 2008 a 2018, a partir da sua criação com objetivo de analisar as proposições e modificações nas legislações brasileiras. A pesquisa concluiu, a partir da leitura das cartas e documentos, que esta entidade atua como um intelectual orgânico de base coletiva, induzindo a construção de uma agenda de políticas públicas para a educação superior, com vistas ao favorecimento das instituições privadas, sobretudo, as privadas-mercantis havendo uma relação de identidade entre as recentes reformulações políticas/jurídicas para o setor privado da educação superior e as demandas oriundas dos congressos do Fórum, lócus prioritário de publicização das demandas provenientes dessa entidade.

Biografia do Autor

Fabíola Bouth Grello Kato, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará-UFPA. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA) atuante na linha de pesquisa de Política Públicas Educacionais. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013) atuante na linha de pesquisa Estado, Políticas públicas da educação e Formação Humana; Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) atuando na área de concentração em Fundamentos da Educação dentro da temática de políticas para educação superior. Especialista em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação pela Universidade Federal do Pará (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005).

Ana Paula Batista da Silva Brito, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2019), atuante na linha de pesquisa de Políticas Públicas Educacionais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Integra a rede de pesquisa Universitas / BR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES / UFPA.

 

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Kato, F. B. G., & Brito, A. P. B. da S. (2020). O FERESP como novo intelectual coletivo na formulação das políticas para a educação superior brasileira. Educação, 45(1), e101/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644440290