Percepções dos professores de biologia sobre a avaliação em larga escala em Portugal e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439560

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Exames Nacionais, Avaliação em larga escala.

Resumo

Os Exames Nacionais têm grande implicação nas políticas educacionais, na vida de alunos, pais e professores e também no processo educativo. Neste sentido, o propósito deste artigo é apresentar as percepções dos professores de Biologia do Brasil e de Portugal, em relação aos impactos dos Exames Nacionais na sua prática docente. Houve a recolha de dados através de questionário, aplicado a 29 professores de escolas em Portugal e 32 do Brasil. Em ambos os países, os professores percebem o Exame como instrumento normalizador tanto da prática pedagógica quanto de um tipo de formação acadêmica padronizada, com um currículo desenhado para determinados conteúdos. Os resultados indicam que as “avaliações em larga escala”, tanto em Portugal quanto no Brasil, impactam sobre as práticas pedagógicas dos professores da disciplina Biologia.

Biografia do Autor

Daisy da Silva, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Ensino das Ciências, Técnico-Administrativo em Educação no Instituto Federal Catarinense (IFC), lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa.

Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo, Universidade de Coimbra (UC)

Doutora em Psicologia, Professora Assistente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC

Cristina Maria Moreira Monteiro Leal Canhoto, Universidade de Coimbra (UC)

Doutora em Biologia, Professora do Departamento de Ciências da Vida da UC

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Silva, D. da, Rebelo, M. da P. S. S. P. V., & Canhoto, C. M. M. M. L. (2020). Percepções dos professores de biologia sobre a avaliação em larga escala em Portugal e Brasil. Educação, 45(1), e1/ 1–36. https://doi.org/10.5902/1984644439560