Etec de Piedade/SP: dez anos de uma abordagem que transcende o ensino técnico profissionalizante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438415

Palavras-chave:

Ensino técnico, ETEC de Piedade, Trabalho de Conclusão de Curso.

Resumo

Este tem por sua finalidade de registrar sistematicamente as atividades da Escola Técnica Estadual de Piedade/SP, em sua primeira década de existência. Por meio de um registro que conta a história desta escola, que retrata uma trajetória de sucesso e de grandes realizações no campo educacional, o presente artigo aborda as fases da criação desta Unidade de Ensino Técnico do interior do estado de São Paulo, bem como a sua relação com o conceito de uma educação profissional humana e crítica. Este artigo envereda-se pela abordagem da história da ETEC de Piedade, referenciando-se na pedagogia histórico crítica como seu alicerce teórico, partindo de relatos de estudantes do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, coletados nos seus TCCs, que retratam uma postura ampla e crítica no campo de seu aprendizado. Apresentam uma posição não apenas fundamentada no tecnicismo, que geralmente, segundo a literatura, caracterizam o público discente de institutos de formação técnica de nível médio, mas que se postam com posicionamentos específicos, singulares e críticos em relação à sociedade na qual participam. Os dados e as informações aqui apresentadas, fazem parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no programa de Pós Graduação em Educação, da UFSCar Sorocaba/SP, na qual tem a escola citada como objeto da pesquisa. Espera-se assim, a socialização de um pressuposto contraponto ao modelo tradicional de ensino profissionalizante, puro e simples.

Biografia do Autor

Reginaldo Marcos Martins, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios, Licenciado em Administração pela Faculdade Tecnológica de Tatuí e graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Sorocaba. Diretor da Escola Técnica Estadual de Piedade e Professor de Ensino Médio e Técnico pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Educação Profissional, Educação Corporativa e Gestão de Pessoas. Atua em pesquisas na linha de Formação Docente e Práticas Educativas

Tiago Cesar Domingues, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Possui Mestrado em Educação pela UFSCar, campus Sorocaba - SP, especialização em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Filosofia pela Universidade de Sorocaba - UNISO. Atualmente é Professor Indeterminado do Centro Estadual de Educação Técnológica Paula Souza (CEETESP) e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE).

Referências

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

Martins, R. M., & Domingues, T. C. (2019). Etec de Piedade/SP: dez anos de uma abordagem que transcende o ensino técnico profissionalizante. Educação, 44, e87/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644438415

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