Etec de Piedade/SP: dez anos de uma abordagem que transcende o ensino técnico profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644438415Palavras-chave:
Ensino técnico, ETEC de Piedade, Trabalho de Conclusão de Curso.Resumo
Este tem por sua finalidade de registrar sistematicamente as atividades da Escola Técnica Estadual de Piedade/SP, em sua primeira década de existência. Por meio de um registro que conta a história desta escola, que retrata uma trajetória de sucesso e de grandes realizações no campo educacional, o presente artigo aborda as fases da criação desta Unidade de Ensino Técnico do interior do estado de São Paulo, bem como a sua relação com o conceito de uma educação profissional humana e crítica. Este artigo envereda-se pela abordagem da história da ETEC de Piedade, referenciando-se na pedagogia histórico crítica como seu alicerce teórico, partindo de relatos de estudantes do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, coletados nos seus TCCs, que retratam uma postura ampla e crítica no campo de seu aprendizado. Apresentam uma posição não apenas fundamentada no tecnicismo, que geralmente, segundo a literatura, caracterizam o público discente de institutos de formação técnica de nível médio, mas que se postam com posicionamentos específicos, singulares e críticos em relação à sociedade na qual participam. Os dados e as informações aqui apresentadas, fazem parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no programa de Pós Graduação em Educação, da UFSCar Sorocaba/SP, na qual tem a escola citada como objeto da pesquisa. Espera-se assim, a socialização de um pressuposto contraponto ao modelo tradicional de ensino profissionalizante, puro e simples.
Referências
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1984.
PIEDADE, Etec de. Plano plurianual da Escola Técnica Estadual de Piedade – 2016 a 2020. ETEC de Piedade – Centro Paula Souza. Piedade, 2016.
PIEDADE, Etec de. Plano plurianual da Escola Técnica Estadual de Piedade – 2017 a 2021. ETEC de Piedade – Centro Paula Souza. Piedade, 2017.
PIEDADE, Etec de. Plano plurianual da Escola Técnica Estadual de Piedade – 2018 a 2022. ETEC de Piedade – Centro Paula Souza. Piedade, 2018.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval. et al. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. ver. Campinas: Autores Associados, 2013.
SÃO PAULO, Estado. Decreto Lei n.º 54.062, de 26 de fevereiro de 2009. Dispõe sobre a criação da Escola Técnica Estadual de Piedade. Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, v. 119, n. 38, p. 1. 26 fev. 2003. Seção 1, pt. 1.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________