A percepção dos praticantes de bullying na escola
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644438215Palavras-chave:
Bullying, Praticantes, Violência escolar.Resumo
Os praticantes de bullying têm sido pouco investigados nas pesquisas sobre o fenômeno. Para dar voz a estes atores iniciamos a investigação com a análise documental dos registros violência, indisciplina e bullying nos Cadernos de Ocorrência do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental de uma escola pública no RJ, correspondentes ao período de quatro anos. Nestes, observamos 502 casos de violência. A fim de verificar a percepção de praticantes de bullying procedemos à focalização progressiva dos investigados na qual encontramos 63 alunos com três registros ou mais neste período - 31 estudantes continuavam na instituição investigada. Aceitaram participar da entrevista compreensiva em grupos focais 19 alunos (M = 13; F = 6). Os sujeitos associaram a prática do bullying ao prazer e a diversão. Segundo os investigados o bullying ocorre diariamente e proporciona tanto ao praticante quanto ao alvo, a aquisição da capacidade de lidar com a adversidade. O abandono da prática se dá, progressivamente, a partir da influência de agências de socialização (escola e família) e do comprometimento com as perspectivas da vida adulta.
Referências
ARAÚJO, Lidiane Silva et al. Universo consensual de adolescentes acerca da violência escolar. Psico-USF, Bragança Paulista, (v. 17/2012), n. 2, p. 243-251, mai/ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v17n2/v17n2a08 Acesso em: 29/03/2019.
ASSIS, Simone Gonçalves; AVANCI, Joviana Quintes. Labirinto de espelhos: formação da autoestima na infância e na adolescência (online). Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2004. Criança, Mulher e Saúde collection. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/vdywc/pdf/assis-9788575413333.pdf Acesso em: 29/03/2019.
BECKER, Howard Saul. Outsiders: estudos da sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BRASIL. Lei n°13.185, de 6 de novembro de 2015. Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/Ato2015-2018/2015/Lei/L13185.htm Acesso em: 29/04/2019.
BRINO, Raquel de Faria; LIMA, Maria Helena do Carmo Gomes. Compreendendo estudantes vítimas de bullying: para quem eles revelam? Psic. da Ed., São Paulo, (v. 40/2015), p.27-39, jan./jun.,2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1414-69752015000100003 Acesso em: 29/03/2019.
BRITO, Leila Maria Torraca de. Bullying e cultura da paz no advento da nova ordem econômica. Rio de Janeiro, RJ: EdUERJ, 2014.
CAVALCANTI, Jaqueline Gomes et al. Bullying no contexto da adolescência: um estudo das representações sociais. Revista de psicologia da IMED. Passo Fundo, vol. 11, n.2, p.96-114, Jul./Dez., 2019. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/3287 Acesso em: 04/05/2020.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CHAVES, Denise Raissa Lobato; SOUZA, Mauricio Rodrigues de. Bullying e preconceito: a atualidade da barbárie. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v.23, e230019, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100214&lng=pt&nrm=iso . Acessos em 29/03/2019. Epub 05-Abr-2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230019 .
CHRISPINO, Álvaro; GONÇALVES, Daniel Evangelho. Políticas públicas sistêmicas para a redução da violência: a visão de futuro e a resiliência. Rev. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, (v.21/2013), n. 81, p. 821-838, out/dez, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/AlvaroChrispino/publication/262625791SystemicPublicPoliciesfortheViolenceReductionThevisionoffutureandtheresilience/links/54bff3310cf28a6324a025ef.pdf . Acesso em: 29/03/2019.
FERREIRA, Telma Antunes Dantas; REIS, Katarina Pereira dos;
VIANNA, José Antonio. Bullying na escola: a percepção dos seus atores. Curitiba, PR: Ed. CRV, 2020.
GALVÃO, Afonso et al. Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo. Rev. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro,(v.18/2010), n. 68, p. 425-442, jul./set, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/GeraldoCaliman/publication/262437700Schoolviolenceimplicationsformanagementandcurriculumdynamics/links/53fb237a0cf2e3cbf5660145.pdf Acesso em: 29/03/2019.
GOMIDE, Paula Inez Cunha. Crianças e adolescentes em frente à TV: o que e quanto assistem de televisão. 2009. Disponível em: http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/28421-28432-1-PB.pdf Acesso em: 29/03/2019.
KAUFMANN, Jean claud. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2013.
LIMBER, Susan P.et al. Evaluation of the Olweus Bullying Prevention Program: a large scale study of U.S. students in grades 3-11. Journal of School Psychology 69: 56-72, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326744953_Evaluation_of_the_Olweus_Bullying_Prevention_Program_A_large_scale_study_of_US_students_in_grades_3-11 Acesso em: 04/05/2020.
LOPES NETO, Aramis Antonio. Bullying – Comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, RJ (vol. 22/2014), n.81 (5 supl.), 164-172, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572005000700006&script=sciabstract&tlng=pt Acesso em: 29/03/2019.
LOPES NETO, Aramis Antônio; SAAVEDRA, Lucia H. Diga NÃO para o Bullying. Rio de Janeiro: ABRAPIA, 2004. Disponível em: www.adolescenciaesaude.com/audienciapdf.asp?aid2=101&nomeArquivo...pdf Acesso em: 29/03/2019.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmaso. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EDU, 1986.
MALTA, Deborah Carvalho et al. Bullying nas escolas brasileiras: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), Ciência & Saúde Coletiva, 15(2), p. 3065-3076, 2010.
MARAFON, Giovana; SCHEINVAR, Estela; NASCIMENTO, Maria Lívia do. Conflitos enquadrados como Bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises. Psic. Clin. Rio de Janeiro, (v. 26/2014), n. 2, p. 87-104, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0103-56652014000200006 Acesso em: 01/11/2016.
MARTINS, Ana Carolina Hyer de Faria da Silva. ”Nem sempre o adulto resolve...”: o serviço de orientação educacional e as práticas de bullying no primeiro segmento do ensino fundamental, 2016.176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B-YcmloaKTWJbXgyRDZLd0Zrc3c/view Acesso em: 29/03/2019.OLWEUS, DAN. Bullying at school. Blackwell, publishing, 1993.
OLWEUS, Dan; LIMBER, Susan P.; BREIVIK, Kyrre. Abordando formas específicas de bullying: uma avaliação em grande escala do programa de prevenção de Bullying de Olweus. Int Journal of Bullying Prevention, 1, 70-84, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s42380-019-00009-7 Acesso em: 04/05/2020
SANTOS, J. A. et al. Prevalência e tipos de bullying em escolares brasileiros de 13 a 17 anos. Revista Salud Publica, (vol16/2013), n.2, p. 173-183, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15446/rsap.v16n2.30302 Acesso em: 19/04/2019.
SEIXAS, Sonia Raquel. Violência escolar: Metodologias de identificação dos alunos agressores e/ou vítimas. Análise Psicológica, 2005, 2 (XXIII): 97-110 Disponível em: www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v23n2/v23n2a03.pdf Acesso em: 31/03/2019.
SILVA, Jorge Luiz da et al. Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais. Revista Psicologia: Teoria e pesquisa. Brasília, (v. 32/2016), n. 1, jan./mar. p.81-90, 2016. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ptp/v32n1/1806-3446-ptp-32-01-00081.pdf Acesso em: 29/03/2019.
SILVA, Cíntia; COSTA, Bruno Larazzotti Diniz. Opressão nas escolas: o bullying entre estudantes do ensino básico. Cad. Pesqui., Set 2016, vol.46, no.161, p.638-663. ISSN 0100-1574
SPOSITO, Marilia Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, (v.27/2001), n.1, p. 87-103, jan/jun. 2001. Disponível em: www.revistas.usp.br/ep/article/view/27856 Acesso em: 19/04/2019.
TEIXEIRA, Andrey Barata; SANTOS, Douglas Costa dos; TRINDADE, Patrícia dos Santos. A Manifestação do Fenômeno Bullying em turmas de 8º. e 9º. Anos de um colégio Estadual no município de Parintins –
AM. Anais XVIII CONBRACE e V CONICE, 2013. Disponível em:
http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5151 Acesso em: 29/03/2019.
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; VINHA, Telma Pileggi. Até quando? Bullying na escola que prega a inclusão social. Revista Educação, Santa Maria, (v. 35/2010), n. 3, p. 449-464, set./dez. 2010. Disponível em: www.redalyc.org/html/1171/117116968007 Acesso em: 29/03/2019.
TORO, Giovana Vidotto Roman; NEVES, Anamaria Silva; REZENDE, Paula Cristina Medeiros. Bullying, o exercício da violência no contexto escolar: reflexões sobre um sistema social: Psicologia: Teoria e Prática, 12(1), p. 123-137, 2010. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1938/193814418011.pdf Acesso em: 19/04/2019.
VIANNA, José Antonio; SOUZA, Silvana Márcia de; REIS, Katarina Pereira dos. Bullying nas aulas de Educação Física: a percepção dos alunos no ensino médio. Revista Ensaio, Rio de Janeiro, (v.23/2015), n.86, p.73-93, jan./mar., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v23n86/0104-4036-ensaio-23-86-73.pdf Acesso em: 29/03/2019.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________