O aprender e o ensinar a partir da obra Que é uma coisa?, de Martin Heidegger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644437922

Palavras-chave:

Tá Mathemata, Aprender, Ensinar.

Resumo

O presente trabalho, decorrente de uma pesquisa bibliográfica através do método de análise do conteúdo, visa pensar acerca do aprender e do ensinar a partir do princípio matemático, tá mathemata, retomado por Heidegger. Nossa proposta traz como texto base a obra de Heidegger, O que é uma coisa? (1935 - 1936). A obra é organizada em duas partes: uma parte preparatória e uma parte principal dividida em dois capítulos. Nosso texto retomará  a parte preparatória na qual, Heidegger, através da questão Que é uma coisa?, visa compreender se há um saber que determina os fundamentos e limites da ciência ou se é a ciência o padrão de medida do saber, e também o primeiro capítulo da parte principal, no intuito de abordarmos a discussão acerca do princípio matemático que provém etimologicamente do grego tá mathemata, o que se pode aprender – Manthanoein – e ao mesmo tempo, consequentemente o que se pode ensinar – Mathesis – que significa lição e traz um duplo sentido: ir a uma lição e aprender e aquilo que é ensinado. Matemático é compreendido como um pré-requisito para que se aprenda e ensine acerca de qualquer coisa. Assim, nossa proposta é considerar no princípio grego tá mathemata, como assumido por Heidegger, um ensinar que ressalta a exigência de despertar no estudante o sentido de um autêntico aprendizado ao invés de uma simples transferência de um determinado assunto.

Biografia do Autor

Adma Emanuelle Gama, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Graduada em Filosofia pelo ICHCA/Universidade Federal de Alagoas, com Especializaçao em Mídias na Educação pelo CEDU/Universidade Federal de Alagoas, e atualmente Mestranda em Educação pelo PPGE/Universidade Federal de Alagoas.

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur l'éducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. Professor nos seguintes programas de Pós-Graduação: PPGE/UFAL; PPGAU/UFAL e PROFIL, Núcleo UFPE

Referências

HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Doutrina de Kant dos Princípios Transcendentais. Trad. Carlos Morujão. Lisboa: Edições 70, 1992.

HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Trad. de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro LTDA, 1995.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à filosofia. Trad. de Marco Antônio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

HEIDEGGER, Martin. A teoria platônica da verdade. In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Trad. de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008b. (p. 215/250). (Coleção Textos Filosóficos).

HEIDEGGER, Martin. O que quer dizer Pensar? In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Tradução de Emanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Maria Sá Cavalcante Schuback. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001. (p. 111/124).

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. Fausto Castilho. Petrópolis: Vozes, 2011.

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S. Heidegger & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

KOHANSKI, Alexander S. The Greek Mode of Thought in Western Philosophy. London: Associated University Press, 1984.

NUNES, Benedito. Passagem para o poético (Filosofia e poesia em Heidegger). São Paulo: Editora Ática S.A. 2.a Edição, 1992.

QUAY, John. Education, Experience and Existence: Engaging Dewey, Pierce and Heidegger. New York: Routledge, 2015.

REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção Fenomenológica da Educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.

RÜDIGER, Francisco. Martin Heidegger e a questão da técnica: Prospectos acerca do futuro do homem. Porto Alegre: Sulina, 2006.

VEIGA, Itamar Soares. O confronto de Heidegger com o “motivo matemático” da metafísica moderna. Petrópolis: Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades. Vol. 3, Nº 2 (2011) p. 36-52,. ISSN 1984-6754. Disponível em: https://digitalis.uc.pt/en/node/101371. Acesso em: 5 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Gama, A. E., & Lima, W. M. (2019). O aprender e o ensinar a partir da obra Que é uma coisa?, de Martin Heidegger. Educação, 44, e74/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644437922

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua