O aprender e o ensinar a partir da obra Que é uma coisa?, de Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644437922Palavras-chave:
Tá Mathemata, Aprender, Ensinar.Resumo
O presente trabalho, decorrente de uma pesquisa bibliográfica através do método de análise do conteúdo, visa pensar acerca do aprender e do ensinar a partir do princípio matemático, tá mathemata, retomado por Heidegger. Nossa proposta traz como texto base a obra de Heidegger, O que é uma coisa? (1935 - 1936). A obra é organizada em duas partes: uma parte preparatória e uma parte principal dividida em dois capítulos. Nosso texto retomará a parte preparatória na qual, Heidegger, através da questão Que é uma coisa?, visa compreender se há um saber que determina os fundamentos e limites da ciência ou se é a ciência o padrão de medida do saber, e também o primeiro capítulo da parte principal, no intuito de abordarmos a discussão acerca do princípio matemático que provém etimologicamente do grego tá mathemata, o que se pode aprender – Manthanoein – e ao mesmo tempo, consequentemente o que se pode ensinar – Mathesis – que significa lição e traz um duplo sentido: ir a uma lição e aprender e aquilo que é ensinado. Matemático é compreendido como um pré-requisito para que se aprenda e ensine acerca de qualquer coisa. Assim, nossa proposta é considerar no princípio grego tá mathemata, como assumido por Heidegger, um ensinar que ressalta a exigência de despertar no estudante o sentido de um autêntico aprendizado ao invés de uma simples transferência de um determinado assunto.Referências
HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Doutrina de Kant dos Princípios Transcendentais. Trad. Carlos Morujão. Lisboa: Edições 70, 1992.
HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Trad. de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro LTDA, 1995.
HEIDEGGER, Martin. Introdução à filosofia. Trad. de Marco Antônio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
HEIDEGGER, Martin. A teoria platônica da verdade. In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Trad. de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008b. (p. 215/250). (Coleção Textos Filosóficos).
HEIDEGGER, Martin. O que quer dizer Pensar? In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Tradução de Emanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Maria Sá Cavalcante Schuback. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001. (p. 111/124).
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. Fausto Castilho. Petrópolis: Vozes, 2011.
KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S. Heidegger & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
KOHANSKI, Alexander S. The Greek Mode of Thought in Western Philosophy. London: Associated University Press, 1984.
NUNES, Benedito. Passagem para o poético (Filosofia e poesia em Heidegger). São Paulo: Editora Ática S.A. 2.a Edição, 1992.
QUAY, John. Education, Experience and Existence: Engaging Dewey, Pierce and Heidegger. New York: Routledge, 2015.
REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção Fenomenológica da Educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.
RÜDIGER, Francisco. Martin Heidegger e a questão da técnica: Prospectos acerca do futuro do homem. Porto Alegre: Sulina, 2006.
VEIGA, Itamar Soares. O confronto de Heidegger com o “motivo matemático” da metafísica moderna. Petrópolis: Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades. Vol. 3, Nº 2 (2011) p. 36-52,. ISSN 1984-6754. Disponível em: https://digitalis.uc.pt/en/node/101371. Acesso em: 5 fev. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________