<b> ESCALAS, PROJEÇÕES E SÍMBOLOS COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL: ENSAIO CARTOGRÁFICO SOBRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS</b>

Autores

  • Jörn Seemann

Resumo

A velocidade vertiginosa das mudanças sociais e a discussão paradigmática nas ciências exigem da educação uma flexibilidade nas suas ações e novas estratégias para adequar o ensino à realidade social. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e os resultantes Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam autonomia, cidadania, responsabilidade e participação sem resolver os problemas decorrentes da atuação em escalas de ação diferentes, desde a escala nacional até a local. Para a análise dessas tensões multi-escalares, sugere-se uma abordagem da anatomia das diretrizes, utilizando-se escala, projeção e simbologia, princípios básicos derivados da Cartografia. Estas ferramentas de análise alternativas podem permitir uma melhor compreensão do discurso educacional e a sua aplicabilidade e compatibilidade entre diferentes níveis de ação para a realização do ensino no Brasil.

Biografia do Autor

Jörn Seemann

Mestre em Geografia, Prof. do Departamento de. Geociências, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Downloads

Como Citar

Seemann, J. (2012). <b> ESCALAS, PROJEÇÕES E SÍMBOLOS COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL: ENSAIO CARTOGRÁFICO SOBRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS</b>. Educação, 35–46. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3681

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua